sexta-feira, 4 de maio de 2018

Agentes Mirins Ambientais de Natal plantam mudas no Dia Nacional do Pau-Brasil

O Pau-Brasil é a árvore símbolo do nosso país
O projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) realizou, na manhã desta quinta-feira (03), uma atividade focada na preservação do Pau-Brasil, árvore que se encontra na lista das espécies da flora nativa ameaçadas de extinção. A ação envolvendo as crianças e adolescentes do Amana resultou no plantio de dezenas de mudas dentro da área de preservação ambiental onde se situa o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

O guarda municipal e coordenador do Amana, Marconi Lucas, lembrou que no dia de hoje é comemorado o Dia Nacional do Pau-Brasil e a data motivou os instrutores e alunos a contribuir com o projeto “Preservando o Pau-Brasil”, que tem o objetivo de até o final do ano de 2019 plantar mil mudas dessa espécie em toda extensão das unidades de conservação e de preservação ambiental do município de Natal. “A atividade é uma ação de conscientização ambiental importante para a formação dos alunos assistidos pelo Amana, além de ser uma maneira de exercer a cidadania colaborando para reverter o diagnóstico de extinção da árvore símbolo do nosso país”, comentou.

Mudas foram plantadas no Parque da Cidade do Natal
O processo do plantio das mudas de Pau-Brasil é antecedido de informações sobre a árvore, mostrando aos alunos do Amana a importância histórica da espécie, como também elementos que reforçam a consciência de preservação do meio natural e de combate as práticas danosas ao meio ambiente. Os alunos são orientados sobre os procedimentos corretos de semear as mudas e eles próprios são os responsáveis por abrir a terra, fincar a muda ao solo e fazer o primeiro ato de irrigação da muda em área definitiva.

O plantio é acompanhado pelos funcionários do Setor de Manejo do Parque da Cidade do Natal e todas as mudas utilizadas pelo projeto  “Preservando o Pau-Brasil” são produzidas pelo Centro Municipal de Produção de Mudas do Parque da Cidade Horto Pitimbu. 

Amana 

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013. É coordenado e operado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio da Guarda Municipal do Natal (GMN). 

As crianças são trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: