sexta-feira, 5 de abril de 2019

Ronda de Proteção Escolar conversa com funcionários e pais de alunos da Escola Santos Reis

Coordenador do Rope/GMN, Bruno Tavares, vai ministrar as palestras

A Guarda Municipal do Natal (GMN) por meio da Ronda de Proteção Escolar (Rope) vai realizar um dia de palestras direcionadas aos professores, pais e responsáveis pelos estudantes matriculados na Escola Municipal Santos Reis, situada no bairro das Rocas, zona Leste da capital. As palestras programadas para ocorrerem na manhã e tarde da próxima segunda-feira (08), vão abordar a função do Rope, violência na escola, como também buscar tranquilizar os pais a respeito de uma arma que foi apreendida pela GMN com um dos estudantes da unidade pedagógica.

O coordenador do Rope/GMN, Bruno Tavares, explicou que o objetivo maior é mostrar que as viaturas de área estão em patrulhamento 24h, que o tempo resposta é curto para o atendimento a ocorrências e que a arma apreendida não tem relação com nenhuma ameaça a estudantes nem tentativa de crime no âmbito escolar. “A apreensão da arma foi uma questão pontual, não teve nada a ver com ameaça à escola. Ninguém subestima nenhum tipo de ocorrência e estamos atentos para intervir em qualquer necessidade”, comentou.

A palestra vai apresentar o trabalho de segurança preventiva realizada nas escolas pelo Rope, informando sobre os três eixos de atuação do grupamento, sendo primeiro o trabalho da Ronda Escolar patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. O segundo voltado para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. E por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.

Num outro momento será aberto um espaço para que os pais e responsáveis dos alunos possam fazer perguntas e apresentar sugestões no sentido de esclarecer possíveis dúvidas e exercer sua cidadania contribuindo com a segurança da comunidade escolar.

De acordo com Bruno Tavares, a motivação das palestras foi arma apreendida dentro da escola com o estudante de 13 anos. O revólver calibre 22 estava sem munição e o dispositivo de disparo apresentava problemas, o que impediria qualquer tipo de disparo. As palestras vão servir para explicar esses pontos, como também alertar os pais para o acompanhamento dos filhos e para uma participação maior unindo a escola, a família e o Rope.

A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) atua no patrulhamento preventivo de 145 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) espalhados pelas quatro zonas administrativas do município de Natal. A Prefeitura criou o Rope por meio de um convênio firmado entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a de Educação (SME) e veio com objetivo de inibir a violência e zelar pela cultura de paz nas escolas e áreas adjacentes a essas unidades.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: