quarta-feira, 24 de abril de 2019

Secretária da Semdes apresenta Plano de Trabalho em reunião do Gabinete de Gestão Integrada

Reunião do Pleno contou com representantes de várias instituições 

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, apresentou na reunião do Pleno do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), realizada na manhã desta quarta-feira (24), o Plano de Trabalho das ações de segurança e defesa social que serão implantadas pela pasta durante o ano de 2019. O encontro contou com representantes do Ministério Público (MP), Polícia Federal (PF), Guarda Municipal do Natal (GMN), Instituto Técnico-científico de Perícia (Itep), e das secretarias municipais da Mulher (Semul), Saúde (SMS), Assistência Social (Semtas), e Serviços Urbanos (Semsur).

Na ocasião, a secretária Sheila Freitas fez um relato dos dois meses que está a frente da Semdes. Apontou os desafios para aperfeiçoar e ampliar o serviço de segurança pública e defesa social em Natal e indicou as primeiras ações tomadas nesse sentido. Entre os pontos positivos mencionados pela secretária estão a construção de uma Unidade Regional da Guarda Municipal na Praça Gentil Ferreira, aquisição de equipamentos de proteção individual, viaturas e armamento para a GMN, fortalecimento do patrulhamento na área do comércio popular de Natal e a divulgação do decreto de criação oficial da Ronda Ostensiva Municipal da GMN (Romu).

Na apresentação a secretária Sheila também mencionou o trabalho de busca de novos investimentos junto ao Governo Federal em Brasília para utilizar na capacitação profissional de guardas municipais e agentes de defesa civil, como também a reativação do Conselho Municipal de Segurança Pública com a intenção de elaborar o Plano Municipal de Segurança da capital. “O prefeito Álvaro Dias tem uma atenção especial com a segurança pública e a Semdes vem trabalhando no sentido de fortalecer a segurança e a defesa social de Natal”, comentou a secretária.

A apresentação da reunião do Pleno do GGI-M foi finalizada com a fala do subcomandante de Segurança da GMN, Isaac Nicácio, que destacou a importância da Guarda Municipal no contexto de segurança pública e pontuou os serviços realizados pela corporação na capital.

GGI-M

De caráter deliberativo e executivo, o GGI-M tem o objetivo de buscar soluções para as questões de segurança pública de Natal, facilitando o diálogo entre os órgãos competentes. Os participantes do Colegiado Pleno do GGI-M são as autoridades municipais responsáveis pela segurança pública e defesa social, pelas ações sociais e preventivas; autoridades estaduais da área de segurança que atuam no município, a exemplo das polícias Civil e Militar, além da Defesa Civil; e autoridades federais com funcionalidade no âmbito da capital.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: