segunda-feira, 22 de abril de 2019

Agentes mirins ambientais comemoram Dia da Terra com plantio de mudas no Parque da Cidade

Plantio de mudas nativas aconteceu em área degradada do Parque da Cidade do Natal

O projeto Agente Mirim Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Amana/GMN) realizou, na manhã desta segunda-feira (22), uma atividade focada na preservação do meio ambiente em alusão ao Dia da Terra, comemorado nesta data. A medida envolvendo as crianças e adolescentes do Amana resultou no plantio de dezenas de mudas de árvores na área degradada que faz parte da Zona de Proteção Ambiental 01, onde está localizado o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

O processo do plantio das mudas nativas foi antecedido de informações sobre meio ambiente e sustentabilidade. Os alunos do Amana compreenderam melhor a importância dos elementos que reforçam a consciência de preservação do meio natural e de combate as práticas danosas ao meio ambiente. Os alunos foram orientados sobre os procedimentos corretos relacionados a convivência harmônica com o meio ambiente e puderam ampliar o conhecimento nos procedimentos de semear as mudas e abrir o solo, fincar a muda e fazer o primeiro ato de irrigação da planta em área definitiva. As mudas utilizadas no plantio foram de várias espécies nativas, entre elas o cajueiro, Peroba, Cumichá e Paineira Lisa.


O guarda municipal e coordenador do Amana, Marconi Lucas, explicou que o Dia da Terra é uma data importante para reconhecer a importância do planeta e de reconhecer como podemos colaborar para preservar e proteger a terra da degradação. “Essa é uma forma de conscientizar as crianças no sentido de forma cidadãos sustentáveis e de devolver à terra o que tiramos dela”, comentou.

O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970. No primeiro Dia da Terra, o senador americano Gaylord Nelson organizou um fórum ambiental que chamou a atenção de 20 milhões de participantes. Atualmente, o Dia da Terra é comemorado por mais de 500 milhões de pessoas ao redor do o mundo.


Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013. É coordenado e operado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio da Guarda Municipal do Natal (GMN).


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: