segunda-feira, 16 de novembro de 2020

GMN registra normalidade nos 78 locais de votação guarnecidos pela corporação

 

Guardas atuaram no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR)

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) informou nesta segunda-feira (16), que o trabalho de segurança preventiva realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN) durante o período das eleições 2020 foi concluído com êxito. A Prefeitura do Natal mobilizou um efetivo de 150 guardas municipais que atuaram na véspera e no dia da votação da escolha dos nomes que vão assumir os cargos de Prefeito e Vereadores da capital.


A secretária da Semdes, Mônica Santos, informou que a GMN atuou em 78 locais de votação distribuídos nas cinco zonas eleitorais da cidade. “Os locais de votação funcionaram em prédios, escolas e CMEIs municipais e foram resguardados por guardas municipais que trabalharam de forma integrada com as demais forças de segurança pública. Toda a corporação se encontra de parabéns pelo trabalho sério e competente em prol da democracia”, parabenizou.


O comandante da GMN, Albefran Grilo, explicou que o planejamento preventivo elaborado pelo Subcomando de Segurança da corporação foi obedecido rigorosamente, o que possibilitou a contribuição da GMN na segurança das urnas eletrônicas, como também na tranquilidade nos locais de votação que ficaram sob a responsabilidade dos guardas municipais. “Durante os dois dias de atuação tudo ocorreu de maneira tranquila em todas as unidades de votação que ficaram sob a segurança da Guarda Municipal. Nossas guarnições não registraram nenhuma alteração e o cidadão pôde fazer sua escolha com segurança”, comentou.


No total, 150 guardas municipais foram responsáveis por patrulhar as cinco zonas eleitorais da capital. O patrulhamento da GMN foi iniciado às 6h do sábado (14), sendo o mesmo finalizado às 0h desta segunda-feira (16). O Plano de Operações coordenado pelo Subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, contemplou ações integradas com as demais forças de segurança pública Estadual e Federal, e a utilização do patrulhamento preventivo fixo nos locais de votação e itinerante utilizando a estratégia de zoneamento de segurança.


Os guardas municipais utilizados na segurança das eleições foram os lotados nos grupamentos operacionais da corporação, além do efetivo formado com pagamento de diárias operacionais para ampliar o sistema de segurança com guardas municipais que estariam de folga.


Essa foi a terceira vez que a GMN atual sistematicamente na segurança do pleito eleitoral. A medida partiu de uma determinação da Prefeitura do Natal que vem ampliando a atuação preventiva da GMN no sentido de atender os anseios da população por segurança pública.



Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: