quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Projeto Agente Mirim Ambiental da GMN completa 7 anos formando cidadãos sustentáveis

 

Amana trabalha a formação cidadão do alunos atendidos pelo projeto

O projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) comemora nesta quarta-feira (04) seu sétimo ano de atividades direcionadas a crianças carentes com idades entre 09 e 12 anos. O projeto mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e operacionalizado pela Guarda Municipal de Natal (GMN) busca a formação de cidadãos sustentáveis.


O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013 e atende nais 60 crianças na faixa etária de 09 a 12 anos, do bairro de Cidade Nova. Os alunos recebem instruções trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.



O projeto também a utilização de alunos egressos do projeto atuando como monitores sob a supervisão dos guardas municipais. Esses alunos passaram por toda a formação e disciplinas teóricas e práticas com um ano de instruções e podem agora contribuir com as novas crianças atendidas. Nessa situação, foram escolhidos 10 monitores que têm agora a responsabilidade de formar novos agentes mirins ambientais.


Durante todo esse período de pandemia as atividades do projeto foram suspensas, porém a Prefeitura do Natal por meio da Semdes continuou realizando ações sociais de apoio as famílias dos alunos atendidos pelo projeto. “O comando da GMN juntamente com Semdes sempre estão presentes, apoiando o Amana. Parabéns a todos os envolvidos e cada vez mais Deus ilumine a todos fazendo com que melhores dias venham”, concluiu o coordenador do Amana, Marconi Lucas.



Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.



Nenhum comentário: