terça-feira, 3 de novembro de 2020

Presença da GMN garante tranquilidade na visitação aos cemitérios de Natal

 

A missão abrangeu os oito cemitérios municipais de Natal

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) emitiu por meio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) o resultado da Operação Finados 2020 realizada durante todo o dia dessa segunda-feira (02), nos oito cemitérios públicos da capital potiguar. A ação ostensiva utilizando um efetivo de 120 guardas municipais possibilitou que a visita da população aos cemitérios ocorresse de forma tranquila, sem registro de ocorrência.


A presença ostensiva e preventiva de guardas em ponto base nos oito cemitérios e a circulação constante de viaturas inibiu a prática de delitos nessas áreas, e a única ocorrência registrada teve o infrator detido pela guarnição da GMN. Nesse caso, foi uma tentativa de assalto nas proximidades do cemitério público do Pajuçara, na Zona Norte da cidade. “Um motoqueiro suspeito de assalto foi preso e conduzido pelos guardas à Delegacia de Plantão. O suspeito vinha em fuga perseguido por populares e os guardas conseguiram prender”, explicou o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz.



A titular da Semdes, Mônica Santos, informou que todo o trabalho de segurança realizado desde as primeiras horas da manhã da segunda-feira seguiu até o fechamento dos cemitérios, com patrulhamento e pontos fixos de rondas nos cemitérios do Alecrim, Bom Pastor I e II, Nova Descoberta, Redinha, Ponta Negra, Igapó e Pajuçara. “A Guarda Municipal fez um trabalho elogiado pela população e conseguiu cumprir com êxito a missão de proteger o cidadão mantendo o ambiente seguro”, comentou.


A operação contou com 120 guardas municipais, 20 viaturas (sendo três descaracterizada), nove motocicletas de patrulhamento e uma van de apoio operacional. “Todo o sistema operacional de distribuição do efetivo foi bem planejada fazendo com que todos os cemitérios fossem guarnecidos, dando tranquilidade a sociedade”, completou o comandante da GMN, Alberfran Grilo.



O Subcomandante de Instrução e Material da GMN, Isaque Nicácio informou que foi disponibilizado para equipar as guarnições de segurança preventiva carabinas CTT 40, espingardas calibre 12, pistolas 40 e 380, além de revólveres 38, tasers, tonfas, espargidores de pimenta, coletes balísticos, algemas e rádios comunicadores portáteis (Hts).



Na missão foi utilizado ainda um efetivo de serviço extra, ou seja, guardas municipais que estariam de folga naquela data. Com isso o Comando da GMN buscou não comprometer o serviço ordinário, ficando guardas municipais e viaturas também à disposição do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para atender ocorrências pelo 190.



Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: