sexta-feira, 23 de abril de 2010

Comando Geral da GMN realiza reunião com guardas do grupamento Romu


O Comando Geral da Guarda Municipal do Natal (GMN) realizou na manhã desta quinta-feira (22) uma reunião com todo o grupamento da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). O encontro aconteceu no auditório da Capitania das Artes, na Ribeira e tratou de informar sobre o processo de reestruturação e modernização que a instituição deve passar, além de apontar os objetivos que o comando traçou como prioridade da atual gestão.


De acordo com o comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, três pontos são de fundamental importância para a valorização da guarda municipal e fazem parte das metas planejadas para serem alcançadas pelo comando atual.


O primeiro é relativo à regularização do porte de arma da Instituição, que se encontra encaminhado em processo de avaliação psicológica do corpo funcional e posterior curso de capacitação. O segundo é referente à implantação prática das normas correspondentes ao Estatuto da GMN, no tocante a progressão funcional e itens correlatos, para isso solicitou dos guardas currículo e cópia dos certificados para serem entregues no setor de Instrução, a fim de fazer um levantamento da formação dos GM’s. E o terceiro ponto apresentado foi à criação de um Centro Integrado de Formação de Guardas Municipais composto por instrutores do próprio quadro da GMN.


“Nossa prioridade é resolver definitivamente a situação do porte de arma e trabalhar para que nesse ano possamos alocar verba no orçamento geral do município para aplicar na progressão funcional da corporação, além de buscar capacitação de instrutores do nosso quadro operacional para formar as futuras turmas de guardas”, priorizou o comandante.


O momento serviu também para deixar o grupamento informado sobre as ações que estão sendo empreendidas para consolidar a capacitação prática do efetivo. O curso técnico deve ser iniciado no mês de maio e vai ter sua parte teórica desenvolvida no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). As instruções de defesa pessoal vão acontecer na Academia Militar Cel. Milton Freire e a parte voltada para o treinamento com arma de fogo vai ocorrer no stand de tiro do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).


O comandante informou que o modelo da carteira funcional elaborada pelo Comando Geral, com especificações voltadas para imprimir o porte de arma funcional e particular foi aprovado pelo Departamento de Polícia Federal (DPF).


Infra-instrutura:


Medidas que estão sendo tomadas para melhorar a infra-estrutura da corporação foram apresentadas na reunião. Itens como nova sede da GMN, viaturas, armamento e fardamento foram debatidos.


Segundo o comandante Edivan Bezerra, a nova sede deve ser locada nas próximas semanas, já que o processo burocrático de locação se encontra quase concluído. Em referência as novas viaturas devem chegar no prazo de 60 dias 5 blazers. O armamento também vai ser aumentado com a aquisição de 47 revólveres novos calibres 38 doados pela PF, que serão entregues a corporação após a regularização do porte de arma. Já no tocante ao fardamento o comandante afirmou ter enviado ao setor responsável do Executivo um projeto completo contendo as necessidades de uniforme de toda a instituição. Solicitou os modelos operacional e passeio designados a cada grupamento da GMN.


Ações a serem implantadas:


O grupamento ficou ciente também das iniciativas planejadas para entrar em funcionamento logo após o término da capacitação técnica do corpo funcional da GMN. A princípio boa parte do Centro Comercial do Alecrim deve receber monitoramento eletrônico. Empresa contratada para efetivar esse procedimento já iniciou estudos no local. O efetivo da GMN vai ficar responsável pelo patrulhamento e monitoramento da área, sendo deslocado um número maior de guardas para a região, como também duas viaturas voltadas para atender exclusivamente o setor. As câmaras devem abranger a Praça Gentil Ferreira, camelódromo e Avenida 1.


Outra medida que deve ser implantada é o controle de tráfego e localização de viaturas. Todos os veículos vão receber rastreadores que exibem relatórios completo do percurso percorrido contendo data, hora e localização dos carros, além de possibilitar acesso online.


“Vamos procurar ainda fazer um zoneamento da região Norte da cidade para que algumas viaturas façam patrulhamento. Para isso vamos precisar aumentar o efetivo, medida que vai ser tomada após regularização da situação atual”, finalizou o comandante



Texto: Assecom GMN.

Conatato: assecomgmn@hotmail.com



Um comentário:

Unknown disse...

A situação da Guarda do Parque de Natal é uma vergonha, os guardas que ainda comparecem no parque ficam escondidos na sala dos elevasores do prédio,isto é humilhante para aqueles guardas que tem conhecimento do que é ser um GUARDA AMBIENTAL e de suas atribuições.
Isto precisa mudar Comandante.