sexta-feira, 21 de maio de 2010

Semdes e GMN participam do GT da Copa 2014 em Brasília


O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sérgio Leocádio, e o subcomandante de Segurança e Trânsito da Guarda Municipal do Natal (GMN), Izaac José Duarte, participaram em Brasília do 1º Encontro Técnico de Segurança Pública voltado para a elaboração de estratégias de segurança a serem empregadas no mundial da Copa do Mundo de 2014. O evento aconteceu no período de 10 a 14 de maio e reuniu representantes de dois ministérios (Justiça e Esporte), além das várias instituições ligadas a área de segurança das 12 cidades sedes do mundial.

O seminário denominado Grupo de Trabalho Copa 2014 (GT Copa) foi promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que buscou consolidar a integração das forças de segurança envolvidas no acontecimento, a fim de formar um comando estratégico único. Foram realizadas diversas palestras, debates e reuniões de trabalho, que possibilitaram a composição de um Caderno de Atribuições. Esse documento dissemina a política de segurança estabelecida pela Senasp e especifica a responsabilidade de cada ente público envolvido no processo.


O presidente do GT Copa, Ricardo Brisolla Belestreri, usou como parâmetros de estudo e desenvolvimento das ações táticas de segurança o modelo adotado nos jogos Pan-Americanos de 2007, realizados na cidade do Rio de Janeiro. A estratégia foi reproduzir os esquemas bem-sucedidos e aprimorar os pontos detectados com alguma deficiência.


Segundo o subcomandante de Segurança e Trânsito da GMN, Izaac José Duarte, o encontro proporcionou um intercambio de informações entre as instituições nacionais voltadas para a promoção da segurança pública no país, solidificou a troca de experiências entre os comandos das guardas municipais das cidades sedes da Copa 2014, além da produção do Caderno de Atribuições das instituições envolvidas no evento.


“O Caderno de Atribuições apresenta com clareza as competências das guardas dentro da Copa 2014, fornecendo amparo legal para desempenharmos nosso trabalho com precisão. O documento deve agora ser submetido à análise do Ministério da Justiça para posterior aprovação”, comunicou o subcomandante.


Bolsa Copa


Dentro do cronograma de debates foi redigido pelos comandantes das guardas municipais das cidades envolvidas no processo, um documento solicitando aos ministérios da Justiça, Planejamento e Casa Civil a inclusão das guardas municipais no projeto Bolsa Copa.


O documento requer capacitação dos agentes na área de policiamento de grandes eventos e valorização dos profissionais igual a já efetivada para as outras entidades que trabalham com segurança pública nas cidades sedes do Mundial. O abaixoassinado é balizado em 6 argumentos técnicos, que especificam as razões para inclusão das instituições dentro do programa nacional de beneficio e capacitação dos profissionais relacionados à segurança pública.


Os itens apresentados citam a proximidade e o conhecimento dos guardas juntos a população do município, mostra a já inserção das GM’s no Sistema Único de Segurança Pública Nacional, apresenta a capacidade das instituições no tocante a prevenção de delitos, aponta as corporações como reconhecidas pelo Ministério da Justiça a possuir direito a Bolsa formação, além de assinalar o principal objetivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que é a valorização desses profissionais.


O requerimento foi assinado pelos comandantes das guardas municipais do Natal, Curitiba, Fortaleza, Recife, São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Salvador, e outras.


“Demos aqui o primeiro passo para que o benefício da Bolsa Copa venha a ser estendido para as guardas municipais das cidades sedes da Copa
2014”, assegurou o subcomandante Duarte.




Baixe Aqui: CADERNO DE ATRIBUIÇÕES COPA 2014



Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com


Nenhum comentário: