segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Contigente de 95 guardas municipais concluem Estágio de Qualificação Profissional


Um contingente de 95 guardas municipais finalizaram na última sexta-feira (23) o I Estágio de Qualificação Profissional da Guarda Municipal do Natal. A capacitação deve ser ministrada anualmente para todo o efetivo e se encontra estabelecida no convênio, que disciplina a concessão do porte de arma de fogo institucional dos integrantes da GMN, firmado entre a Prefeitura do Natal e o Departamento de Polícia Federal do RN (DPF/RN).

Instrução de Técnicas de Abordagem Policial.
A qualificação contou com carga horária de 80h compreendendo as disciplinas de Técnicas de Abordagem Policial, Armamento e Tiro Prático, Condicionamento Físico, Direito Penal, Defesa Pessoal e Primeiros Socorros. Cada guarda foi ainda submetido à reciclagem no uso do armamento letal com a deflagração de vinte tiros em ambiente apropriado a esse tipo de treinamento. As instruções foram ministradas pelo corpo de instrutores da instituição e contou com a participação dos profissionais do Samu/Natal (Primeiros Socorros) e da Polícia Militar (Tiro Prático).

Segundo o subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, nos próximos dias outra turma deve iniciar o Estágio de Qualificação, como também o exame psicológico o qual deve passar todo o efetivo a cada dois anos. “Realizamos um planejamento e estamos colocando em prática de forma a cumprir as exigências que asseguram o direito do guarda municipal do Natal continuar portando seu armamento letal dentro e fora do serviço”, disse.

Para o bom andamento do I Estágio de Qualificação Profissional, o subcomandante também ressaltou as importantes parcerias efetivadas com a Faculdade Estácio Zona Norte, que cedeu duas salas de aulas onde foram realizadas as instruções teóricas, e com o Centro de Treinamento de Vigilantes (CTV), onde os guardas municipais utilizaram o estande de tiro.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: