quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Reunião planeja criação de Centro Integrado Municipal de Videomonitoramento

Exemplos de integração bem sucedida foram apresentadas na reunião
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) realizou na manhã de hoje (13) a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) relacionada a Câmara Técnica de Integração do Sistema de Videomonitoramento da capital. O encontro tem o intuito de traçar direcionamentos voltados a junção das câmeras de segurança de todas as secretarias da Prefeitura dentro de uma mesma central de comando.

Na oportunidade, se reuniram os titulares da Semdes, Osório Jácome, da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Jonny Costa, o comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Michel Dantas, e os representantes das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU), de Serviços Urbanos (Semsur), do GGI-M e de setores estratégicos da GMN.

Secretário da Semdes, Osório Jácome, e o secretário de Governo, Jonny Costa, participaram da reunião
A reunião foi conduzida pelo secretário executivo do GGI-M, Flávio Vieira, que iniciou os trabalhos apresentando os conceitos e as competências de uma Câmara Técnica. Foi mostrado a importância da integração do sistema de câmeras de segurança com foco na prevenção da criminalidade e exibido vídeos de cidades brasileiras que aderiram a integração e estão colhendo resultados positivos no tocante a segurança dessas localidades. “A integração do videomonitoramento vai possibilitar maior profissionalismo, eficiência e eficácia nas ações de segurança pública da capital”, explicou.

Natal conta com 154 câmeras de segurança em funcionamento
O secretários Osório Jácome, ao lado titular da SMG, Jonny Costa, relatou o interesse e o empenho do governo municipal em apoiar o avanço da integração e a criação de uma base de comando única responsável pela administração das 154 câmeras, que atualmente se encontram em operação na capital. “Estamos planejando o que pode se tornar o Centro Integrado Municipal de Operações em Segurança Pública de Natal”, comemorou o titular da Semdes.

Neste sentido, foi debatido a ideia de planejamento, produção e aprovação de lei criando institucionalmente o Centro Integrado Municipal de Videomonitoramento, como também foi sugestionado locais onde poderia funcionar a central de comando. A próxima reunião da Câmara Técnica de Prevenção e Gestão Estratégica do Videomonitoramento está programada para acontecer na quinta-feira (20), às 9h, na Semdes, onde será avaliada as primeiras atitudes tomadas no processo de integração e novos encaminhamentos vão ser efetivados no sentido criação da central única de comando.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: