segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Crianças do Programa Semente Cidadã conhecem o funcionamento do Ciosp

Alunos puderam conhecer o funcionamento do Ciosp
O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) recebeu na quinta-feira (26) a visita de alunos matriculados no Programa Semente Cidadã (Prosemc), que é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e operado pela equipe técnica de instrutores da Guarda Municipal do Natal (GMN). Cerca de 30 adolescentes puderam conhecer e ver a importância do trabalho de atendimento a chamadas de emergência realizado pelo Ciosp.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Programas e Projeto da GMN, Manoel Meneses, os alunos receberam orientações sobre o funcionamento completo do Ciosp e foi destacado a importância do tempo na respostas as ocorrências de pedidos de ajuda solicitados pela a população. “Nesse sentido foi comentado os problemas causados pelos chamados trotes, que fazem com que as equipes de patrulhamento desperdicem tempo atendendo ocorrências improcedentes”, explicou.

Duas turmas de estudantes do Prosemc visitaram o Ciosp
Os alunos foram orientados pelo capitão Márcio Lima e puderam visualizar o sistema de telas de câmaras de videomonitorimento, o setor de atendimento de chamadas de emergência e o de despacho das ocorrências que são resolvidas pelas equipes de patrulhamento que estão nas ruas. Segundo o coordenador Geral do Programa Semente Cidadã, Alexandre Melo, o objetivo foi mostrar as crianças e adolescentes como funciona o serviço de ligação 190. "Que salva vidas, e que atende a sociedade nas horas mais difíceis”, comentou.

O Ciosp atende pelo número 190 e funciona de forma ininterrupta, 24 horas por dia, 365 dias por ano, concentrando todas as ocorrências da Região Metropolitana de Natal. O Centro é composto por policiais militares e agentes da Polícia Civil, Guarda Municipal, Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, SAMU, Defesa Civil Estadual e Municipal, além de outros órgãos.

O grupo de alunos do Prosemc foi coordenado pelos instrutores e guardas municipais Sérgio Mário e Eleika Lima.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Nenhum comentário: