A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira no horário comercial |
A
Ouvidoria da Guarda Municipal do Natal (GMN) passa a funcionar a partir desta quarta-feira
(18) em novo endereço situado na rua Engenheiro Nelson Bahia, no bairro de
Capim Macio, na capital. A iniciativa foi tomada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de
Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) no intuito de ampliar a
independência do órgão e dar maior comodidade e garantias ao cidadão que deseja
realizar qualquer denúncia, reclamação ou elogio aos trabalhos efetivados pelos
agentes da GMN.
De
acordo com o secretário da Semdes, Osório Jácome, a Ouvidoria vinha funcionando
nas instalações da sede administrativa da Semdes, porém muitas vezes o cidadão
poderia ficar constrangido de efetuar qualquer denúncia ou mesmo ser ouvido no
prédio, já que o trânsito de guardas municipais no local é frequente. “Esperamos
com essa medida dar maior qualidade ao serviço e, principalmente, fazer com que
o cidadão se sinta à vontade para fazer seus relatos e para que a missão social
da Ouvidoria seja cumprida como manda a legislação”, comentou.
Nos
últimos meses a Ouvidoria da GMN vem passando por uma reestruturação. O setor
que funciona como canal de comunicação entre a administração pública municipal
e o cidadão funciona de segunda a sexta-feira no horário comercial e recebe
elogios, solicitações, sugestões, reclamações ou denúncias referentes aos
integrantes da GMN. O cidadão pode procurar a Ouvidoria em qualquer situação
que envolva ações da Guarda Municipal. Para isso, a comunicação pode ser feita
pelo telefone 3232-3820, pelo email (ouvidoriagmn@natal.rn.gov.br) ou presencial,
diretamente no prédio onde funciona o órgão.
O
ouvidor da GMN, Edson Andrade, ressaltou que a ouvidoria é importante para a
melhoria dos serviços de segurança preventiva realizados pela corporação e é um
canal de aproximação com a sociedade. “A ouvidoria deve ser acionada quando o
cidadão não se sentir totalmente atendido ou até mesmo agredido em seus
direitos, como também para que sugestões sejam registradas com o objetivo de
ampliar, fortalecer e qualificar os serviços oferecidos pelo poder público”,
explicou.
Outro
ponto importante é a garantia do sigilo dado pelo órgão aos cidadãos que
comunicarem qualquer tipo de acusação, reclamação ou sugestão. “As denúncias
também podem ser feitas de forma anônima, que serão averiguadas da mesma forma”,
lembrou a assessora da Ouvidoria, Kassandra Gouveia.
A
reestruturação da Ouvidoria GMN faz parte do planejamento estratégico trabalhado
pela Semdes, que abrange ações específicas no âmbito da Guarda Municipal, da
Defesa Civil e do Departamento de Direitos Humanos.
Texto:
Assecom GMN.
Contato:
assecomgmn@hotmail.com.
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