quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Ouvidoria da GMN passa a funcionar em novo endereço

A Ouvidoria funciona de segunda a
sexta-feira no horário comercial
A Ouvidoria da Guarda Municipal do Natal (GMN) passa a funcionar a partir desta quarta-feira (18) em novo endereço situado na rua Engenheiro Nelson Bahia, no bairro de Capim Macio, na capital. A iniciativa foi tomada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) no intuito de ampliar a independência do órgão e dar maior comodidade e garantias ao cidadão que deseja realizar qualquer denúncia, reclamação ou elogio aos trabalhos efetivados pelos agentes da GMN.

De acordo com o secretário da Semdes, Osório Jácome, a Ouvidoria vinha funcionando nas instalações da sede administrativa da Semdes, porém muitas vezes o cidadão poderia ficar constrangido de efetuar qualquer denúncia ou mesmo ser ouvido no prédio, já que o trânsito de guardas municipais no local é frequente. “Esperamos com essa medida dar maior qualidade ao serviço e, principalmente, fazer com que o cidadão se sinta à vontade para fazer seus relatos e para que a missão social da Ouvidoria seja cumprida como manda a legislação”, comentou.

Nos últimos meses a Ouvidoria da GMN vem passando por uma reestruturação. O setor que funciona como canal de comunicação entre a administração pública municipal e o cidadão funciona de segunda a sexta-feira no horário comercial e recebe elogios, solicitações, sugestões, reclamações ou denúncias referentes aos integrantes da GMN. O cidadão pode procurar a Ouvidoria em qualquer situação que envolva ações da Guarda Municipal. Para isso, a comunicação pode ser feita pelo telefone 3232-3820, pelo email (ouvidoriagmn@natal.rn.gov.br) ou presencial, diretamente no prédio onde funciona o órgão.

O ouvidor da GMN, Edson Andrade, ressaltou que a ouvidoria é importante para a melhoria dos serviços de segurança preventiva realizados pela corporação e é um canal de aproximação com a sociedade. “A ouvidoria deve ser acionada quando o cidadão não se sentir totalmente atendido ou até mesmo agredido em seus direitos, como também para que sugestões sejam registradas com o objetivo de ampliar, fortalecer e qualificar os serviços oferecidos pelo poder público”, explicou.

Outro ponto importante é a garantia do sigilo dado pelo órgão aos cidadãos que comunicarem qualquer tipo de acusação, reclamação ou sugestão. “As denúncias também podem ser feitas de forma anônima, que serão averiguadas da mesma forma”, lembrou a assessora da Ouvidoria, Kassandra Gouveia.

A reestruturação da Ouvidoria GMN faz parte do planejamento estratégico trabalhado pela Semdes, que abrange ações específicas no âmbito da Guarda Municipal, da Defesa Civil e do Departamento de Direitos Humanos.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

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