sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Projeto Praia Segura leva segurança e prevenção para escolas municipais de Natal

Palestras vão ser levadas as escolas municipais situadas nos bairros da orla da cidade
As atividades do projeto “Praia Segura: Na Onda da Prevenção” foram iniciadas nessa quarta-feira (11) atendendo 90 alunos matriculados na Escola Municipal Santos Reis, situada no bairro homônimo, em Natal. O plano da Prefeitura coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M) e apoiado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), pela Guarda Municipal de Natal (GMN) e pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) tem o objetivo de empregar ações socioeducativas voltadas para a prevenção de acidentes envolvendo água, principalmente os relacionados a afogamentos.

O público alvo das medidas preventivas são os alunos da rede municipal de ensino de Natal que se encontram na faixa etária de 5 a 12 anos de idade. Nesse primeiro momento serão atendidas com as palestras pedagógicas as unidades escolares localizadas nos bairros próximos a orla da capital. O cronograma de atividades relaciona as escolas municipais Henrique Castriciano (13/11), Antônio Campos (16/11), São José (18/11), e Nossa Senhora dos Navegantes (23/11), situadas nos bairros da Santos Reis, Mãe Luiza, Ponta Negra e Redinha, respectivamente.
Projeto é voltado para as crianças de 5 a 12 anos de idade
O secretário da Semdes, Osório Jácome, explicou que o projeto surgiu através das discussões fomentadas nas reuniões da Câmara Técnica de Segurança nas Praias Urbanas propostas pelo GGI-M e com a participação de representantes de vários órgãos públicos das esferas municipal e estadual. “Esse é a primeiro projeto de um processo de ações que vão ser implantadas na orla urbana com o objetivo de levar mais segurança para os frequentadores das praias natalenses”, adiantou.

Outras iniciativas de segurança pública planejadas nas reuniões do GGI-M devem ser efetivadas na orla da capital. Entre elas, a melhoria e o ordenamento da sinalização preventiva da orla; a orientação para a proteção do patrimônio ambiental e urbanístico das praias; a ampliação de postos de guardas vidas; além de maior patrulhamento da Guarda Municipal do Natal e da Polícia Militar no período de veraneio. “Estamos iniciando pelas escolas, levando para as crianças atitudes preventivas, uma vez que o verão e as férias escolares se aproximam e o movimento nas praias se intensifica”, comentou o secretário executivo do GGI-M, Flávio Vieira.
As palestras são proferidas por integrantes do GGI-M, da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) e do Corpo de Bombeiros Militar.


Texto: AssecomGMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: