sexta-feira, 20 de maio de 2016

Operação conjunta resgata 26 pássaros no bairro de Pajuçara

Material utilizado para prender as aves vai ser destruído pela Guarda Municipal
O trabalho conjunto do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a Polícia Civil e o Ibama resultou na tarde dessa quinta-feira (19) na apreensão de 26 aves que estavam sendo comercializadas ilegalmente e se encontravam em cativeiro em quatro residências situadas no bairro de Pajuçara, na região Norte da capital.

De acordo com informações dos guardas municipais que participaram da operação, a apreensão foi fruto de uma investigação em redes sociais, quando um dos infratores se utilizou do meio para divulgar a comercialização ilegal dos pássaros. Diante disso, as equipes monitoraram o suspeito e chegaram até a sua residência e em outras três casas onde as aves estavam em cativeiro.

No momento da abordagem, o suspeito do delito foi identificado como sendo condenado pela justiça, estando na ocasião cumprindo a pena em liberdade condicional. O mesmo foi detido pelos guardas municipais e policiais civis e conduzido a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema). Já os pássaros foram levados a sede da Semurb onde passaram por uma avaliação, foram alimentados e entregues aos cuidados do Ibama. A aves devem ser libertadas pelo Ibama em uma unidade de preservação ambiental fora de Natal.

O tráfico e o comércio ilegal de espécies da fauna silvestre é crime podendo o transgressor ser punido com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa administrativa por crime ambiental de tráfico, que corresponde a R$ 500 por cada ave e se o animal for ameaçado de extinção, o valor sobe para R$ 5 mil. “Essa prática é danosa ao meio ambiente e é crime, por isso pedimos que as pessoas não comprem nem vendam animais silvestres, e se tiverem conhecimento desse tipo de crime denunciem”, solicitou o subcomandante da Guarda Municipal, Franklin Roosevelt.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

Nenhum comentário: