quinta-feira, 28 de julho de 2016

Ronda de Proteção Escolar da GMN é apresentada durante encontro de Segurança e Educação

Quadro demonstrativo de armas brancas apreendidas pelo Rope/GMN
O trabalho de segurança preventiva desenvolvido pela Prefeitura por meio da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) foi destacado nessa quarta-feira (27), durante um encontro que discutiu políticas públicas integradas de segurança e educação. O momento reuniu, na Escola de Governo, em Natal, gestores estaduais e municipais de segurança pública, além de diretores de escolas públicas e estudiosos da área.

Na oportunidade, o Comando da Guarda Municipal do Natal montou um estande divulgando o serviço de policiamento de proximidade, que desde 2014 vem sendo efetivado pelo Rope nas escolas municipais da capital. Um quadro foi montando para exemplificar os tipos de armas brancas apreendidas pelos guardas municipais nas escolas e adjacências das unidades pedagógicas. São facas, punhais, canivetes, tesouras, simulacros de arma de fogo, material para consumo de entorpecentes e até mesmo bombas de fabricação caseira.

Comandante da GMN, Michel Dantas, concedeu entrevista informando sobre o Rope
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Daniel Bandeira, fez parte da mesa de autoridades presentes no evento e enfatizou a importância de proporcionar um ambiente escolar seguro, onde a imagem do operador de segurança pública tenha o respaldo dos estudantes, professores, gestores e servidores da educação. “A Prefeitura de Natal tem essa preocupação e o Rope é esse braço do policiamento de proximidade totalmente direcionado para a comunidade escolar”, comentou.

O comandante da GMN, Michel Dantas, informou que todas as 145 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Natal são cobertos diariamente pelo patrulhamento realizado pelos guardas municipais do Rope. “Esse trabalho já é responsável pela diminuição nos índices de arrombamentos e de violência praticada dentro das escolas municipais”, ressaltou.

Já o coordenador do Rope/GMN, Bruno Tavares, explicou que a ação empregada vai além das rondas de segurança realizads no início da criação do grupamento. “Atualmente os guardas municipais também dão palestras nas escolas, fazem a segurança dos eventos escolares, interagem com as crianças dos CMEIs que podem conhecer e tocar nos nossos equipamentos e viaturas, criando com isso uma proximidade e amizade. Hoje as crianças nas escolas fazem questão de cumprimentar o guarda municipal”, relatou.

O evento foi concluído com o compromisso dos participantes em promover cada vez mais a cooperação entre segurança e educação por meio de políticas públicas de integração.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: