quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Operação da GMN, Deprema e Semurb resgata 93 aves silvestres na zona Norte

Pássaros estavam numa residência no bairro de Igapó
Uma operação conjunta realizada nesta quinta-feira (16) pela Guarda Municipal do Natal (GMN), Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema) e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) resultou no resgate de 93 aves silvestres que estavam presas numa residência situada no bairro do Igapó, zona Norte da capital. Na ocasião, um suspeito foi detido e conduzido a Delegacia onde foi efetivado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), tendo o mesmo que responder por crime ambiental.

Diversas espécies de aves foram especificadas pelos guardas municipais, entre elas pássaros ameaçados de extinção como o anumará, ave caraterística do estado de Minas Gerais e Alagoas. Nessa situação, a multa por pássaro encontrado em cativeiro pode chegar até a R$ 5mil. Também foram apreendidas aproximadamente 70 caixas utilizadas para confinar as aves, entre gaiolas e viajantes. Esse material vai ser destruído de maneira que ele não possa ser reutilizado. “O resgate foi fruto de uma denúncia recebida pelos policiais da Deprema e juntos conseguimos alcançar êxito na missão”, relatou a coordenadora do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Francineide Maria.

Aproximadamente 70 gaiolas foram apreendidas na ação
Durante este mês, cerca de 256 animais foram resgatados em operações envolvendo a Guarda Municipal e a Semurb. Foram 166 pássaros silvestres, 50 animais de maior porte e 40 galináceos. Somente em autuação mais de R$ 100 mil em multas devem ser pagas pelos responsáveis dos crimes ambientais.

Os pássaros resgatados vão passar por uma triagem para analisar as condições de reintegração ao seu habitat natural. Para denunciar delitos dessa natureza o cidadão pode ligar para o número 190 do Centro Integrado em Operações em Segurança Pública (Ciosp), ou no telefone 3616-9829 na Ouvidoria da Semurb.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: