quarta-feira, 22 de novembro de 2017

GMN atua em operação de retirada de animais e pessoas da Estação de Transbordo de Cidade Nova

Ação envolveu 16 guardas municipais, além de servidores da Semsur e Semurb
A Guarda Municipal do Natal (GMN) atuou durante toda a manhã desta quarta-feira (22) na operação de remoção de animais e pessoas não autorizadas que insistem em violar a área privativa da Estação de Transbordo, situada no bairro de Cidade Nova, zona Oeste da capital. A operação integrou as secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), que cumpriram uma determinação proferida pela 5ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte.

A ação foi planejada na semana passada, quando a equipe do Núcleo de Inteligência da Semdes (NIT) realizou um estudo com levantamento de dados da área, apontando os horários de maior fluxo de invasores, locais críticos, possíveis pontos de tráfico de entorpecentes e o mapa estratégico de atuação dos agentes que atuaram durante a operação deflagrada nesta manhã. “Durante o levantamento das informações concluímos que além da invasão, há tráfico de entorpecentes no local”, apontou um dos agentes do NIT.

Todas as pessoas não autorizadas foram retiradas do local e animais foram apreendidos
Na ocasião, foram utilizados 16 guardas municipais, além do efetivo de servidores da Semsur e Semurb. No total, sete animais com sinais de maus tratos foram apreendidos pela fiscalização ambiental. Os mesmos estavam sendo utilizados para conduzir carroças carregadas com material retirado da Estação de Transbordo. Os animais apreendidos foram deixados no Curral Municipal onde vão passar por avaliação de um médico veterinário.

Outro ponto observado pelos guardas municipais é que pessoas estranhas estavam invadindo o local utilizando automóveis de pequeno porte com carroceria. A ação consiste em retirar resíduos sólidos reciclável da área privativa da Estação de Transbordo. “Nossa missão foi cumprida, pois todos os animais que estavam circulando no local foram apreendidos e as pessoas não autorizadas foram convidadas a se retirarem da área privada”, comentou o subcomandante de Segurança da GMN, Alberfran Grilo, que na oportunidade comandou o efetivo da Guarda Municipal do Natal.

A avaliação das equipes é de que mais de 100 catadores circulem na área. Na maioria dos casos a invasão é em busca de material reciclável para revenda.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: