quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Prefeitura contrata empresa para manutenção do sistema de câmeras de segurança da Guarda Municipal

Secretário da Semdes, João Paulo Mendes, assinou contratação da Teltex Tecnologia
O sistema de câmeras de videomonitoramento preventivo operado pela Guarda Municipal do Natal (GMN), conta agora com uma empresa específica para dar suporte e realizar a manutenção corretiva e preventiva das câmeras instaladas em vias públicas da cidade. O contrato de prestação de serviço técnico foi concluído em reunião que ocorreu no final da tarde dessa quarta-feira (29), em que participaram o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), João Paulo Mendes, o secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Emmanuel Campos, e o representante da Teltex Tecnologia, Bruno Silva.

No total, a Guarda Municipal dispõe de 29 câmeras de videomonitoramento distribuídas em 10 bairros da capital. São nove na área comercial do bairro do Alecrim, sete no Potengi, quatro na Ribeira, três na Cidade Alta, e uma nos bairros das Rocas, Petrópolis, Cidade da Esperança, Lagoa Azul, Igapó e Ponte Newton Navarro. As câmeras estão fixadas em pontos estratégicos escolhidos por meio de um acompanhamento de incidência de delitos. As imagens captadas pelo sistema são repassadas para uma central de videomonitoramento acompanhada 24h por guardas municipais.

O secretário da Semdes, João Paulo Mendes, informou que o acervo de câmeras de segurança operado pela GMN nunca passou por manutenção, o que resultava em problemas de funcionamento, por vezes ocasionando a interrupção no sistema de envio de imagens. “Agora a Prefeitura por meio da Semdes garante a manutenção regular do sistema de câmeras da Guarda que é uma ferramenta importante para a segurança do cidadão natalense, seja na prevenção de delitos ou mesmo no uso das imagens para identificar e prender criminosos”, explicou.

Um ponto lembrado pelo secretário-executivo do GGI-M, Emmanuel Campos, é que as imagens do sistema da GMN com 29 câmeras são compartilhadas 24h com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do Governo do Estado. “Esse aparato de equipamentos de imagens funciona também integrado a STTU, porém as imagens obtidas pelo sistema da Guarda Municipal não são utilizadas para multar motoristas infratores e sim para promover segurança e combater crimes”, informou.

A contratação da empresa Teltex Tecnologia foi realizada por meio de processo licitatório na modalidade de pregão eletrônico. O valor global do contrato é de R$ 115 mil. A Teltex também é contratada do Tribunal de Justiça do RN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: