quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

GMN orienta ciclistas sobre trilhas no Parque da Cidade do Natal

Limites de velocidade das trilhas devem ser respeitados pelos visitantes

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) prestaram os primeiros socorros a uma ciclista que circulava em uma das trilhas pavimentadas do Parque da Cidade. Os guardas municipais agiram de maneira rápida imobilizando e prestando os primeiros cuidados a vítima até a chegada da equipe do socorro.

De acordo com a coordenadora do Gaam/GMN, Francineide Maria, a ciclista teve escoriações. A coordenadora informou que o acidente aconteceu por falta de obediência à sinalização, que orienta a trilha para caminhada, como também a direcionada ao ciclista e ainda a velocidade permitida para pedalar na área. “É importante que o visitante obedeça à sinalização para que sejam evitados acidentes como esse ou qualquer tipo de conflito relacionado a não obediência a sinalização”, alertou.

Além de fazer a segurança preventiva de todos os cidadãos que frequentam o Parque da Cidade do Natal na intenção de evitar roubos, furtos e outros delitos, os guardas municipais realizam um trabalho de orientação aos visitantes e frequentadores do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte sobre a utilização correta dos trechos de ciclovia e de caminhada de pedestres. A medida busca levar segurança as pessoas que realizam atividades físicas nas trilhas pavimentadas existentes ao longo da área de preservação ambiental.

Os guardas municipais voltam o patrulhamento para os horários de maior movimento do Parque da Cidade, que normalmente é no início da manhã e do meio para o final da tarde. O trabalho consiste em abordar de maneira gentil os ciclistas que invadem o espaço destinado a pedestres e vice-versa, e orientar sobre a maneira correta de utilização do espaço de acordo com as normas de segurança.

Outra ação importante é o monitoramento da velocidade dos cidadãos que utilização o local para pedalar. Nesse sentido, os ciclistas não podem exceder a velocidade de 20km/h. “O Parque da Cidade é uma área de preservação, portanto o passeio é permitido para uma contemplação do espaço, porém não permitido a prática do ciclismo de velocidade”, explicou Francineide.

Todo o espaço de trilhas pavimentadas existente do Parque da Cidade do Natal é sinalizado e delimitado por meio de faixas informando as áreas onde o tráfego é direcionado aos pedestres e os locais voltados aos ciclistas.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: