quarta-feira, 21 de julho de 2010

Relatório Estatístico Anual retrata trabalho operacional do Gaam

O chefe e subchefe do Grupamento de Ação Ambiental (Gaam) da Guarda Municipal do Natal (GMN), Ocimar Dantas e Flávio Vieira da Silva, informaram está concluído o relatório estatístico das missões ambientais preventivas e repressivas empreendidas pelo Gaam durante o período de 365 dias (abril de 2009 a março de 2010). A iniciativa busca compor um quadro cientifico da pronta-resposta assegurada pelos agentes da Guarda Municipal no tocante as várias ocorrências desencadeadas durante o período analisado.

O relatório traça um estudo das infrações especificadas por mês, dia da semana, turno e horário. Ele visualiza a tipologia da ocorrência e a situação estrutural dos equipamentos operacionais utilizados pelos agentes para atender satisfatoriamente as missões delegadas. Aponta ainda as necessidades mínimas de aparelhamento para que o grupamento venha a ter condições de atuar com prontidão no combate as diversas infrações.

De acordo com o estudo, o Gaam deu pronto-atendimento a 240 ocorrências no espaço de tempo avaliado, alcançando uma média de 20 infrações mês. Os crimes habituais detectados foram voltados para apreensão, captura e maus tratos a animais; incêndio, depredação e despejo de lixo; tráfego ilegal de veículos e construção clandestina nas dunas; além de furto, consumo de drogas e apoio a diversas entidades voltadas a combater crimes ambientais. O relatório ainda aponta que o maior número de violações se deu nos finais de semana durante o período matutino.

Segundo o guarda municipal responsável técnico pela produção do relatório, Mário Tácito, o estudo configura que nos meses em que o grupamento portava o mínimo de estrutura de equipamento operacional o número de ocorrências atendidas se mostrou visivelmente acrescido.

"No mês de junho de 2009 foram 39 ocorrências, praticamente o dobro da média. Neste mês houve fornecimento de vale-refeição, o grupamento contava com uma viatura S10, duas motos e dois quadriciclos operantes. Já no mês de julho foram apenas 11 infrações atendidas, metade da média. Isso devido a ficarmos sem nenhum veículo para patrulhamento por 14 dias”, diagnosticou Tácito.

A descrição estatística se mostra detalhada em todos os pontos estudados, relacionando por datas os pormenores de baixa de equipamento apresentados por cada equipe de trabalho. Ela visualiza a necessidade de padronização do Termo de Ocorrência para fins estatísticos, apresentando tecnicamente as necessidades do efetivo para o bom desempenho das funções. O estudo vai ser apresentado aos gestores municipais e deve servir como ferrramenta para traçar estratégias de planejamento e gestão.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Nenhum comentário: