quinta-feira, 8 de julho de 2010

Gaam capacita agentes para aplicação de Projeto de Sensibilização Ambiental



O Grupamento de Ação Ambiental (Gaam) da Guarda Municipal do Natal (GMN) criou o Núcleo de Educação Ambiental voltado para promover uma política de conscientização e preservação do eco-sistema. O projeto é dirigido ao público infanto-juvenil e busca montar ações multidisciplinares nas escolas públicas e privadas da cidade.

Nesse primeiro momento o Gaam realiza uma parceria com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), onde alguns agentes estão participando (05 a 09/07) do Curso Intensivo de Reutilização de Material. A capacitação tem carga horária de 30 horas e vai formar três guardas municipais que devem agir como multiplicadores dos conhecimentos práticos e teóricos ministrados no decorrer do curso.


Uma das ações práticas do treinamento foi realizada nessa quarta-feira (07) na Escola Laboratório do Instituto de Educação Presidente Kennedy, situado na Avenida Jaguarari. Os agentes ministraram seu aprendizado para um grupo de 25 crianças matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental e aplicaram as técnicas de reutilização em material prima de papel, papelão, pet e outros.


Segundo o guarda municipal Rogério Crisanto, essa oficina vai englobar o Projeto de Sensibilização Ambiental do Gaam, onde vai funcionar uma caravana itinerante composta de oficinas, palestras, teatro e musical, todos com uma temática aplicada na conscientização social de preservação e reuso dos recursos provenientes do meio ambiente.


“Estamos buscando construir um trabalho de segurança preventiva e de sensibilização ambiental dentro de nossa cidade, fazendo valer a lei municipal 5.391 de criação da Gaam, quando afirma ter seus agentes o dever de adotar políticas de divulgação para prevenção da natureza”, assegurou Crisanto.


Na próxima semana outra equipe do Gaam deve ser capacitada na oficina de Confecção de Brinquedos com Reaproveitamento de Resíduos Sólidos. O treinamento vai ser ministrado por instrutor da Associação Cultural e Ambiental para a Cidadania (Acac), com sede na cidade de Matão-SP.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns aos GM´s do GAAM, fico muito orgulhosa em saber que os mesmos estam colocando em prática o ideal da prevenção. A Educação Sócio-Ambiental é o melhor caminho para a formação de cidadãos responsáveis com o Meio Ambiente. ni