segunda-feira, 26 de julho de 2010

PM inicia Curso de Aperfeiçoamento da Guarda Municipal do Natal



A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) realizou na manhã dessa segunda-feira (26) no auditório da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) a solenidade de abertura do Curso Técnico de Aperfeiçoamento de Guardas Municipais. A aula inaugural foi gerida pela Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que vai ser responsável pela instrução e capacitação de todo o efetivo da Guarda Municipal do Natal (GMN).

O evento teve início com a fala do Diretor de Ensino da PM, Cel. Francisco Canindé de Freitas, que traçou um panorama geral do que vem a ser a grade curricular da capacitação, dando maior ênfase as instruções de tiro prático, que vão acontecer no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP).

“As instruções de tiro defensivo não vão ser realizadas com alvos estáticos e sim com o agente em movimento em cenários que imitam a realidade cotidiana do profissional de segurança pública”, informou o Cel. Freitas.

O Comandante Geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, agradeceu a parceria com a Polícia Militar e informou que às 100h de instrução vão ser voltadas não só para a capacitação dos guardas municipais, mais para regularizar o porte institucional de arma de fogo da corporação junto ao Departamento de Polícia Federal do RN.

“Na qualificação 20h ficarão a cargo do setor de Instrução da Guarda Municipal, que vai instruir nosso efetivo sobre o Estatuto que rege nossa corporação e todos vão dispor de uma cópia desse regimento”, acrescentou o comandante Edivan.

Após a cerimônia de abertura, o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Cel. Sairo Rocha Silva, ministrou uma palestra abordando o tema: Guarda Municipal no Contexto de Segurança Pública. Ele compôs um cenário localizando a origem da Guarda no período Colonial (Guarda Militarizada), apresentou aspectos de atuação das GM’s dentro do município e definiu a corporação com uma prerrogativa de ação abrangente na sociedade.

“A Guarda Municipal não é a única, porém é a mais legítima instituição para trabalhar os problemas da municipalidade”, definiu o Cel. Sairo.

A cerimônia foi conduzida pelas agentes Graça Soares e Elisa Loyola e contou ainda com a presença do Secretário Adjunto da Semdes, José Admar Davim, Coronel PM Dancleiton, Subcomandante de Instrução da GMN, Franklyn Paulino, militares e guardas municipais.

Curso

O Curso Técnico de Aperfeiçoamento de Guarda Municipais vai ocorrer nas dependências da Academia de Polícia Militar Cel. Milton Freire, situada na Avenida Alexandrino de Alencar. Toda a capacitação vai ser ministrada por instrutores da PM e as aulas vão acontecer nos turnos matutino (7h às 12h) e noturno (19h às 22h).

A grade curricular comporta uma carga horária de 100 horas, com instrução teórica e prática, versando sobre as temáticas de Legislação Penal, Processual e Especial; Uso Progressivo da Força; Emprego de Armamento Letal e Não Letal; Tiro Prático Defensivo e Estatuto da Guarda Municipal do Natal. Vão ser realizados cinco ciclos de treinamento para habilitar toda a corporação.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: