
Serão formados mais 100 agentes que passaram pela avaliação psicológica realizada por profissional credenciada ao Departamento de Polícia Federal do RN. Esses guardas foram considerados aptos psicologicamente para o porte e uso de arma de fogo e devem permanecer fora das escalas de serviço operacional durante toda a capacitação.
O curso conta com uma carga horária de 100 horas abordando uma grade curricular composta por instruções teórica e prática, versando sobre as temáticas de Legislação Penal, Processual e Especial; Uso Progressivo da Força; Defesa Pessoal; Emprego de Armamento Letal e Não Letal; Condicionamento Físico; e Tiro Prático Defensivo. Vão ser realizados cinco ciclos de treinamento para habilitar toda a corporação.
O titular da Semdes, Carlos Paiva, confirmou que 50 guardas municipais já concluíram todo o processo de capacitação exigido para o porte de arma de fogo e na próxima semana mais 130 agentes finalizam a última etapa voltada para a prática de tiro defensivo. “A prefeitura adquiriu 45 mil munições a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) para habilitar todo o efetivo da Guarda Municipal no uso de arma de fogo. Ainda este mês contaremos com cerca de 200 agentes aptos a dar entrada na concessão do porte de arma junto a Polícia Federal, o que vai conceder maior capacidade de atuação da GMN na segurança pública do município”, garantiu.
Segundo o comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, a intenção do comando é habilitar o mais rápido possível um pelotão para iniciar o trabalho armado, enquanto o restante da tropa segue a capacitação nos próximos ciclos. “Nosso objetivo é cumprir rigorosamente o convênio firmado entre a Prefeitura e o Departamento de Polícia Federal do RN e regularizarmos definitivamente o porte de arma da corporação”, disse.
A Guarda Municipal do Natal (GMN) conta com um efetivo de 525 homens, sendo que 200 já passaram pelo curso de Aperfeiçoamento e 50 realizaram a prática de tiro, onde cada agente efetuou cerca de 80 disparos com revólver calibre 38.
Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário