Guardas do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) flagraram na tarde do último sábado (20) três veículos trafegando nas dunas pertencentes à área privativa de proteção ambiental. Dentro dos dois carros modelos Suzuki Vitara e um Buggy estavam cinco homens que foram abordados pela equipe de patrulhamento ambiental da GMN.
Os guardas municipais informaram aos condutores dos automóveis que o tráfego naquela região se configurava crime ambiental sujeito a multa. Os agentes detiveram os motoristas e acionaram a equipe de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), responsável pela autuação de delitos praticados contra o meio ambiente na capital
.
Segundo o coordenador operacional do GAAM/GMN, GM Cordeiro, a principal agressão sofrida pelo meio ambiente na condução de veículos nesses campos é a degradação da vegetação rasteira, que é a responsável pela fixação das dunas. “Essa prática é comum e traz um dano significativo ao meio ambiente, porém nosso patrulhamento vem combatendo, prevenindo e buscando conscientizar os infratores do sinistro causado por essa ação”, contou.
Material apreendido pelo patrulhamneto da GMN.
Apreensão
Uma denúncia levou a ronda operacional do GAAM/GMN a abordar quatro carroceiros menores de idade nas adjacências da Zona de Proteção Ambiental 01. Os adolescentes conduziam duas carroças com mesas (02), cadeiras (28), rolos de fio, engradados de cerveja e outros materiais.
Na abordagem os suspeitos não souberam explicar a origem dos equipamentos o que levou os agentes a apreender todo o material, que foi levado para uma sala com produtos apreendidos situada no Parque da Cidade. “As medidas tomadas em relação aos menores foram educativas, quanto aos equipamentos deixamos ciente o local onde se encontrava e o que se fazia necessário para a liberação”, informou o comandante da viatura, GM Robério.
Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário