terça-feira, 4 de outubro de 2011

Veículos são apreendidos na ZPA 01

Condutor do caminhão foi abordado dentro da ZPA 01.

Equipe de patrulhamento do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) flagrou no último sábado (01) duas ações criminosas de despejo irregular de material sólido em zona de proteção ambiental. As ocorrências resultaram em apreensão e autuação de um caminhão modelo F4000 e de uma caminhonete L200.

No primeiro momento a ronda ambiental interceptou o condutor de uma F4000 de cor prata, placas MXR 0416, que se encontrava descarregando resíduos de construção civil em terreno pertencente à área de preservação ambiental. O motorista foi abordado, onde foi realizado busca pessoal e informado sobre o delito cometido e suas implicações. Agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foram acionados, autuaram o infrator e determinaram a apreensão do veículo, que foi dirigido ao pátio do Parque da Cidade do Natal.

Material despejado na ZPA continha óleo mineral e outros poluentes utilizados em oficina mecânica.

Na segunda oportunidade os guardas municipais se depararam com dois ocupantes de uma caminhonete L200 de cor azul, placas MXX 1907, que descarregavam detritos de oficina mecânica dentro da ZPA 01. Os agentes da GMN impediram a ação e solicitaram a imediata remoção do material lançado no solo, o que foi prontamente atendido pelos ocupantes do veículo. Os mesmo foram autuados em fragrante pela fiscalização ambiental.

Segundo o coordenador de operações do GAAM/GMN, GM Cordeiro, foram detectados materiais de alto poder de poluição dentro da L200, como óleo mineral, diluentes, filtros de óleo e combustível, toneis oxidados, e outros componentes. “Os resíduos na atividade de oficina mecânica merecem atenção especial, pois comprometem a qualidade de vida da comunidade e do meio ambiente. O patrulhamento do GAAM vem inibindo de forma sistemática essas práticas”, garantiu.

A operação contou com os agentes Cordeiro, Robério, Márcio, Nahilton, Almeida, Luiz, Cachina e A. Filho.



Prevenção

Guardas municipais do patrulhamento do Grupamento de Ação Ambiental da GMN vêm efetuando cotidianamente abordagens a suspeitos nas imediações das áreas de proteção ambiental. A finalidade é inibir a prática delitos nessa região.

De acordo com o agente Robério, as rondas trazem segurança e estão sendo responsáveis pela repressão de vários crimes, que são, muitos deles, combatidos em flagrante delito. “Essas ações preventivas são efetuadas no sentido de evitar danos ao meio ambiente ou minimizar a eventualidade de pessoas praticarem atos ilícitos dentro das ZPA’s”, explicou.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: