quarta-feira, 9 de maio de 2012

Em entrevisa a 96FM titular da Semdes defende aumento do efetivo da GMN

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Natal, Carlos Paiva.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Carlos Paiva, falou que o maior problema da Guarda Municipal do Natal (GMN) seria a falta de funcionários. Em entrevista ao Jornal 96, Paiva afirmou que poderiam realizar outras atividades, se tivessem mais pessoas atuando.

“O maior problema da Guarda Municipal é que tem poucos funcionários. A segurança pública é bastante cara”, disse Paiva. Ao todo, a GMN conta com 520 profissionais, sendo que faltam 108 vagas para completar o quadro funcional.

Paiva disse que reconhece a pouca quantidade de profissionais e que já propôs a Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm) a realização de um concurso. Ele pretende concluir o edital no final do mês de maio ou depois das eleições.

O líder da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) comentou que vai assinar um contrato para a instalação de 30 câmeras em pontos estratégicos da cidade, 07 serão instalados no bairro comercial do Alecrim.

O restante das filmadoras vai ser postas em bairros que tem um grande índice de violência. Os locais foram escolhidos após uma realização de um estudo do mapa da violência feita pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

“As imagens gravadas serão compartilhadas com a Polícia Militar, isso vai facilitar o nosso trabalho”, respondeu o secretário. As câmeras ajudarão a GMN em suas rondas ostensivas. “O maior patrimônio público é as pessoas. Por isso que a Guarda Municipal também atua para proteger a população”, respondeu Paiva.

A Guarda Municipal participa do movimento chamado “Marcha Azul”, no qual os profissionais atuam em atividades semelhantes aos policiais militares e civis. No qual eles chegam a andar armados.Ao ser questionado o motivo da guarda atuar de forma similar a polícia, Carlos comentou que a segurança pública tem que ser feita em todos os tipos de gestões públicas. “A segurança é de responsabilidade de todos, desde o Governo Federal até o município”, comentou.

Paiva afirma que a guarda é armada e opera em algumas atividades junto com Ciosp, da Polícia Militar, e parceria com Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e Polícia Civil.


Fonte: Nominuto.com.

Nenhum comentário: