segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Projetos Semente Cidadã e Amana são aprovados em seleção do Fundo da Infância e Adolescência

Amana atende criança de 09 a 12 anos
O projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) e o Programa Semente Cidadã (Prosemc), ambos coordenados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), foram aprovados no processo de seleção do Conselho Municipal dos Direitos de Criança e do Adolescente (Comdica) e juntos vão receber cerca de R$ 50 mil de recursos provenientes do Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Os dois projetos de segurança preventiva são operados pela Guarda Municipal do Natal (GMN) e atendem crianças e adolescentes em situação de risco social. Ambos foram aprovados na categoria “Entidades Governamentais”. O concurso teve o objetivo de selecionar ações inovadoras de cunho social que utilizem medidas de atenção e proteção aos direitos da criança e do adolescente.

Os recursos captados serão utilizados para o custeio de parte do lanche servido para os alunos atendidos pelos projetos, como também para a compra de material esportivo, a exemplo de bolas de futsal e voleibol, coletes de futebol, apitos, cronometro e bombas. O valor também vai ser direcionado a aquisição de equipamentos utilizados nas instruções pedagógicas das crianças, como notebook, projetor multimídia, tela de projeção, caixas acústicas e flautas.
Programa Semente Cidadã atende alunos de 08 a 16 anos
O secretário da Semdes, João Paulo Mendes, falou da importância dos recursos no sentido de contribuir com os projetos desenvolvidos pela Prefeitura do Natal que visam, principalmente, ajudar na formação de crianças e adolescente, evitando a entrada delas no mundo do crime e da violência. “São projetos que trabalham a prevenção e são importantes não só para as famílias dessas crianças e adolescentes, mas também para Natal”, disse.

Projetos

O Programa Semente Cidadã atende cerca de 120 crianças e adolescentes com idades entre 08 e 16 anos. As atividades são desenvolvidas regularmente por instrutores da GMN nas instalações do Ginásio Poliesportivo Nélio Dias, na zona Norte da capital. O objetivo primordial do Semente Cidadã é a promoção da paz social e a integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais.

Já o projeto Amana é um projeto de segurança preventiva criado em novembro de 2013 que atende 60 crianças na faixa etária de 09 a 12 anos do bairro de Cidade Nova e adjacências. Esses alunos recebem instruções de cidadania, meio ambiente, música, esporte e lazer. O objetivo do projeto é disseminar uma consciência cidadã de respeito, ética e convivência social sadia.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: