quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Renovação do porte de arma da GMN fica mais ágil com contratação de clínica psicológica

Guardas municipais passam por avaliação psicológica a cada dois anos

O processo de renovação do porte de arma de fogo dos integrantes da Guarda Municipal do Natal (GMN) passa agora a ficar mais ágil com a contratação de uma empresa específica para realizar os exames psicológicos dos guardas municipais da capital. A medida concretizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), atende as necessidades tanto da corporação, que precisa manter seu efetivo apto a utilizar o armamento letal, quanto da população, que é atendida pelos serviços de segurança preventiva desenvolvidos pela GMN.

A empresa de nome fantasia Cliap foi a contratada com a missão de avaliar regulamente o efetivo operacional e administrativo da GMN no tocante ao uso e porte de arma de fogo institucional. O procedimento do exame psicológico dos agentes da GMN é uma das determinações inseridas no convênio firmado entre a Prefeitura do Natal e o Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte, que além da avaliação clínica, prevê que os guardas municipais da capital passem anualmente por um treinamento de aperfeiçoamento, que entre outras disciplinas, aponta para o manuseio e uso prático de arma de fogo.

O secretário da Semdes, João Paulo Mendes, explicou que a empresa contratada conta com psicólogos credenciados pelo setor competente da Polícia Federal, sendo essa uma das normas exigidas para validação dos resultados dos exames. João Paulo conta que essa iniciativa aparelha a corporação de maneira que a renovação do porte de arma de fogo do guarda passa a ser mais rápida. “Estamos dando um passo importante, pois se em algum momento havia retardo nessa renovação do porte de arma, agora isso não mais vai ocorrer e o guarda municipal vai permanecer apto a atuar e servir a população”, explicou.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, lembrou que a manutenção do porte de arma da corporação é uma das prioridades da gestão, visto que a GMN é uma instituição que tem o armamento como uma das ferramentas do trabalho de prevenção à violência. “A iniciativa é responsável por manter o quadro de agentes de segurança pública da GMN capacitado e psicologicamente habilitado para atuar na função”, comentou.

Atualmente o efetivo da Guarda Municipal do Natal é de cerca de 450 agentes. Esses homens e mulheres passam anualmente por curso de aperfeiçoamento de no mínimo 80h, inclusive com prática de tiro com armamento de fogo. A GMN conta com 27 anos de atuação na capital.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: