quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Reunião discute renovação do convênio que integra a Guarda Municipal ao Ciosp

Guardas municipais que atuam no Ciosp receberam o secretário da Semdes
A renovação do convênio que inclui a Guarda Municipal do Natal (GMN) ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) foi tratada na manhã desta quinta-feira (13), numa reunião administrativa entre o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Paulo Victor Barra, e a gestora da Secretaria Estadual de Segurança Pública do RN (Sesed), delegada Sheila Freitas.

Durante a reunião foram debatidos assuntos pertinentes a integração cada vez maior entres as forças de segurança pública, como também alguns ajustes na renovação do convênio que vai aperfeiçoar a relação exercida pelas instituições. A GMN é parceira do Ciosp desde 2011 quando passou a integrar o Centro Integrado com guardas municipais atuando no teleatendimento das chamadas de emergência oriundas do número 190 e com agentes no setor de despacho de ocorrências, direcionando as solicitações de socorro às viaturas de patrulhamento de rua.

O secretário da Semdes, Paulo Victor Barra, aproveitou o momento para conhecer melhor as instalações do Ciosp. Ele percorreu as dependências do complexo, conversou com o efetivo de guardas municipais que atua no local e recebeu informações sobre o funcionamento dos serviços de recebimento de denúncias e socorro, além de perceber o sistema completo de vídeomonitoramento por câmeras que monitora diversos pontos da capital.

Secretário Paulo Victor Barra conheceu as instalações do Ciosp
“Esse é um trabalho importante de prevenção e repressão qualificada ao crime realizado pelo sistema de teleatendimento e videomonitoramento que une várias instituições. A Prefeitura de Natal tem a satisfação de poder contribuir com a segurança do cidadão por meio da Guarda Municipal, que é uma parceira, como também com as imagens das câmeras do município que são compartilhadas 24h com o Ciosp”, comentou o secretário Paulo Victor.

Os guardas municipais operam no Ciosp no setor de teleatendimento de situação de crise e na área de despacho de viaturas de pronta resposta. O processo de recepção de auxílio funciona través de uma dinâmica de filtragem de ocorrências que são organizadas no call center no momento em que o cidadão busca ajuda. Essa informação é direcionada ao despachante da instituição com competência para atuar na situação descrita, que aciona o sistema de viatura de pronto atendimento.

O Ciosp atende pelo número 190 e funciona de forma ininterrupta 24 horas por dia, 365 dias por ano, concentrando todas as ocorrências da Região Metropolitana de Natal. O Centro é composto por policiais militares e agentes da Polícia Civil, Guarda Municipal, Instituto Técnico e Cientifico de Polícia (Itep), Corpo de Bombeiros, SAMU, além de outros órgãos.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: