sexta-feira, 7 de setembro de 2018

GMN apresenta efetivo em desfile comemorativo aos 196 anos da Independência do Brasil

Pelotão de frente da GMN com a s bandeiras do Brasil e do Natal

A Guarda Municipal do Natal (GMN) e a Defesa Civil Municipal participaram nesta sexta-feira (07) do desfile cívico-militar em comemoração aos 196 anos de independência do Brasil. O momento reuniu representantes das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, escolas públicas, além de grupamentos motorizados das diversas forças.

Ronda Ostensiva Municipal (ROMU)
A GMN se apresentou com cerca de 180 componentes que representaram todos os grupamentos da instituição (Ação Patrimonial, Ronda Ostensiva Municipal, Ação Ambiental, Ronda de Proteção Escolar, além do pelotão Feminino). Também participou do momento cívico crianças e adolescentes dos projetos de segurança preventiva mantidos pela Prefeitura e operacionalizados pela GMN, como o Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) e Semente Cidadã.

Grupamento de Ação Ambiental (GAAM)
No momento foi apresentado a população os veículos utilizados pelas equipes de patrulhamento da Guarda Municipal. O comboio com viaturas modelo Duster e motocicletas percorreram todo o trajeto na retaguarda dos pelotões operacionais.

Pelotão Feminino da GMN
No palanque principal, montado na praça Dr. Pedro Velho (Praça Cívica), as autoridades civis e militares acompanharam a passagem das representações públicas. Entre elas estavam presentes o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o comandante da GMN, Alberfran Grilo, além do representante do Governo do Estado, coronel Ulisses.

Grupamento de Ação Patrimonial (GAPA)
O comandante Alberfran Grilo parabenizou a participação da instituição e ressaltou a importância do momento para o fortalecimento do respeito e amor à pátria, além de destacar a responsabilidade social da corporação que vem mantendo em funcionamento os projetos Amana e Semente Cidadã, que atendem crianças e jovens em situação de risco social com atividades de cidadania, esporte e cultura.

Viaturas operacionais do ROPE, RONDAS, ROMU e GAAM
O subcomandante de Instrução e Material da GMN, Sousa Filho, coordenou todo o desenvolvimento da tropa durante o desfile. Ele realizou o trajeto acompanhando os grupamentos. Durante a passagem da corporação no palanque das autoridades, a agente da GMN Graça Soares, apresentou ao público o histórico completo da instituição, nominando os vários grupamentos e áreas de atuação, como também a missão institucional desenvolvida pela GMN nesses 27 anos de desempenho voltada para a área de segurança pública no âmbito do município do Natal.

Projeto de segurança preventiva Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana)
A Guarda Municipal do Natal tem uma atuação assídua em diversas áreas do município. Buscando interagir em prol da formação de uma sociedade mais segura e igualitária, aonde o cidadão venha encontrar respeito, cidadania e paz social”, declarou na leitura.

Programa de segurança preventiva Semente Cidadã (Prosemc)

Todo o trajeto da GMN foi acompanhado pela banda de música da escola pública Professor Paulo Pinheiro de Viveiros. A iniciativa buscou mostrar a integração cidadã da Guarda Municipal e a sociedade a que serve. Neste ano, o Exército Brasileiro foi o responsável pela organização do Desfile. O evento foi acompanhado por mais de dez mil pessoas.

Banda da Escola pública Professor Paulo Pinheiro de Viveiros

Defesa Civil

Representação da Defesa Civil Municipal
A Defesa Civil Municipal também participou da comemoração cívico-militar da independência. Os agentes desfilaram nas viaturas operacionais da instituição e apresentam seu novo uniforme de serviço. Foram 10 agentes representando o órgão municipal que tem a missão de preservar vidas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: