segunda-feira, 25 de março de 2019

Instrutores do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal vão as escolas conscientizar sobre a importância da água

Mostra de vídeo e roda de conversa estão sendo realizadas pelos guardas municipais nas escolas

Conscientizar sobre a importância da água para a preservação da vida no planeta é a missão dos instrutores do projeto Agente Mirim Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Amana/GMN), que estão percorrendo as escolas levando informação e formação para aos alunos da rede municipal de ensino da capital. A ação busca a capacitação dos alunos para participarem de um concurso onde vão produzir histórias em quadrinhos e poesias mostrando a importância da água em nossas vidas.

Os guardas municipais instrutores do Amana, já visitaram a primeira unidade pedagógica que foi a Escola Municipal Emília Ramos. Na ocasião, foi realizada uma mostra de vídeo esclarecendo de maneira didática o ciclo de uso da água. Em seguida foi montada uma roda de conversa onde os instrutores abordaram informações sobre a necessidade da água para a existência de vida no planeta e apontaram medidas direcionadas a preservação do mais importante recurso natural do planeta.

De acordo com o coordenador do projeto Amana, Marconi Lucas, a caravana de conscientização sobre a água vai seguir visitando as escolas municipais Professor Antônio Campos e Silva, Nossa Senhora dos Navegantes e a Professora Josefa Botelho. “Nossa missão é orientar dezenas de alunos para participarem do concurso que vai premiar não somente os estudantes, mas também professores e escolas participantes”, explicou.

Agentes mirins ambientais plantaram árvores no Parque da Cidade
Dentro do trabalho de promoção do uso consciente da água pela comunidade escolar, os instrutores do Amana promoveram também uma manhã de plantio de árvores dentro da unidade de preservação ambiental que abriga o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Os agentes mirins ambientais de |Natal reforçaram as informações recebidas pelos guardas municipais, passando a atuar como agentes propagadores da conscientização da utilização da água de maneira sóbria. “É uma ação muito importante no que diz respeito a preservação da água, já que o ecossistema dunar é responsável por filtrar a água que se acumula no subsolo e a maior parte da água que abastece nossa cidade vem do lençol freático”, comentou o coordenador do Amana.

O prêmio do concurso estudantil sobre o tema da água está programado para ser entregue no mês de junho durante a Semana do Meio Ambiente de Natal. O concurso é uma parceria da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio da Guarda Municipal do Natal (GMN), Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal (Arsban), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: