sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Semdes e GMN participam do I Encontro das Guardas Municipais Femininas do RN

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, falou da importância do Encontro

Representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e da Guarda Municipal do Natal (GMN) estão participando nesta sexta-feira (06), do I Encontro de Guardas Municipais Femininas do Rio Grande do Norte, que acontece no auditório do IFRN, na cidade de São Gonçalo do Amarante. O tema foco dos debates, que acontecem ao longo dia, trata da Atuação Feminina no Contexto da Segurança Pública.

Representação feminina da Semdes e GMN no evento
Além de Natal, o Encontro reúne representações femininas das guardas municipais de Mossoró, Ceará-Mirim, Poço Branco, Macau, Monte Alegre, Areia Branca, Pedro Avelino, Vera Cruz, São Gonçalo do Amarante, Guamaré e outras. As atividades desenvolvidas compreendem debates, mesas de conversa, palestras, apresentações culturais e homenagens as corporações que atuam na prevenção e combate a violência em seus municípios.

A abertura do evento contou com a participação da secretária da Semdes, Sheila Freitas, que é uma das grandes incentivadoras da criação e fortalecimento das guardas municipais nas cidades do interior do Estado. Além de ser mulher, a secretária é uma agente de segurança pública e gestora da área com atuação como delegada na Polícia Civil do RN.
O comandante da GMN, Alberfran Grilo, participou do Encontro
Na ocasião, a secretária falou da importância da valorização da mulher guarda municipal e dos benefícios de encontros como esse no processo de integração e troca de experiências entre as corporações. “É um momento em que a segurança pública só tem a ganhar”, comentou.

O comandante da GMN, Albefran Grilo, também foi um dos participantes que apontou também para a qualificação que os debates trazem com novas informações que podem ser implantadas nas guardas no sentido de fortalecer e modernizar as ações. “É sempre um prazer prestigiar encontros como esses que mostram a importância, a valorização e a necessidade das guardas municipais”, disse.
A GM Fem Graça Soares falou sobre a violência contra a mulher e o feminicídio
A GMN levou para o Encontro a apresentação musical com integrantes da Ronda de Proteção Escolar (Rope). A GM Graça Soares ministrou uma palestra abordando a Violência Doméstica e o Feminicídio. Outras ações foram desenvolvidas no decorrer do encontro.

Além das atividades culturais e debates técnicos, ao final do Encontro será escolhido o próximo município que sediará em 2020 o II Encontro de Guardas Municipais Femininas do Rio Grande do Norte.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: