quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Semdes conhece Patrulha Maria da Penha desenvolvida pela Guarda de João Pessoa

Secretária Sheila Freitas conheceu in loco todos os procedimentos operacionais da Patrulha Maria da Penha

A Prefeitura do Natal está estudando a possibilidade de implantação da Patrulha Maria da Penha na capital. Para isso a titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, realizou uma visita técnica nessa terça-feira (17), a cidade de João Pessoa onde o projeto vem sendo desenvolvido com êxito pela Secretaria de Segurança e pela Guarda Municipal da capital paraibana.

Na oportunidade, a secretária Sheila Freitas conheceu in loco todo o protocolo e procedimentos desenvolvidos pelos gestores e operadores de segurança pública encarregados de desenvolver a Patrulha Maria da Penha em João Pessoa. O Programa trabalha com a missão de fornecer medidas protetivas de urgência expedidas pelo Judiciário em favor de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.


De acordo com as informações coletadas pela equipe técnica da Semdes que acompanhou a secretária Sheila Freitas na visita, a Guarda Municipal de João Pessoa atua realizando regulamente rotas de patrulhamento e monitoramento nas residências onde estão as mulheres vítimas de violência ou grave ameaça, como também age no sentido de promover visitas tranquilizadoras com aconselhamento de segurança e encaminhamento aos serviços especializados da rede de proteção e atendimento a mulher do município. “A Patrulha Maria da Penha é um programa importante de combate a violência e de proteção a mulher. Estamos conhecendo mais profundamente essa experiência que vem dando certo em João Pessoa”, comentou a secretária.

Em João Pessoa, o sistema operado pela Guarda Municipal conta a com uma viatura específica caracterizada com a logo do programa Ronda Maria da Penha e tem uma guarnição composta por três guardas municipais por turno. O serviço oferece ainda apoio operacional tático, quando necessário, com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), e tem uma parceria com a Rede de enfrentamento à violência doméstica e contra a mulher da cidade de João Pessoa.

A Patrulha Maria da Penha funciona a partir do momento em que o agressor é notificado pela Justiça sobre a medida protetiva, que o impede de se aproximar da vítima. A equipe multidisciplinar entra em ação, primeiro em contato com a vítima para que ela autorize o acompanhamento da ronda. A mulher recebe visitas periódicas e é monitorada tanto presencialmente como por telefone e WhatsApp, entrando em contato com a Ronda da Guarda Municipal caso se sinta ameaçada. Ao acionar, a Ronda Maria da Penha fica por perto e comunica à Justiça que houve o descumprimento da medida judicial dando toda a proteção legal a vítima.

A visita técnica realizada pela Semdes contou com a participação e o acompanhamento da chefe de Gabinete, Luciana Lima, e da assessora técnica, Cícera Michely.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: