sexta-feira, 18 de julho de 2014

Programas de prevenção à criminalidade desenvolvidos pela GMN são destaques no Segurança em Debate


Projetos Amana e Semente Cidadã foram apresentados na entrevista

Os programas de prevenção a violência e a criminalidade Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) e o Semente Cidadã, coordenados e desenvolvidos pela Guarda Municipal do Natal (GMN), foram destaques no programa Segurança em Debate veiculado pela TV Câmara. A entrevista focou os principais objetivos de cada ação e as conquistas alcançadas junto às crianças e jovens atendidos pelos dois projetos.

A subcomandante do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Luciana Aguiar, falou sobre os aspectos inclusivos de formação cidadã do Amana, que é desenvolvido no Parque da Cidade do Natal, zona Sul da cidade. Já o guardas municipal Sérgio Mário apresentou as atividades multidisciplinares realizadas no Semente Cidadã, que atende crianças e jovens na zona Norte da capital.

A subcomandante Luciana mostrou que o Amana vem atendendo 30 crianças na faixa etária de 9 a 12 anos matriculadas na Escola Municipal Emília Ramos. Elas foram selecionadas obedecendo aos critérios de se encontrarem em risco social urgente, não estar participando de nenhum outro projeto social e de residirem nas adjacências do Parque da Cidade do Natal.

O processo de aprendizagem não passa por aulas formais e sim pela promoção de oficinas práticas com dinâmicas construídas entre os assistidos pelo projeto e os agentes facilitadores. Estão sendo introduzidos componentes curriculares focando música, pintura em tela, formação de fanfara e coral infantil, além de ações pedagógicas utilizando o contato direto com o meio ambiente, buscando fortalecer a concepção de cidadania das crianças. “É uma ação de fortalecimento do caráter e da consciência cidadã das crianças assistidas”, disse.

O guarda municipal e monitor do projeto Semente Cidadã, Sérgio Mário, falou que atualmente no Semente Cidadã se encontram matriculadas, em atividades lúdicas e psicosocias, cerca de 120 crianças e jovens na faixa etária de 10 a 16 anos. Eles são instruídos pelos guardas municipais que realizam todas as terças-feiras e quintas-feiras nos turnos matutino e vespertino diversas atividades esportivas e educacionais como Futsal e Volêi, iniciação musical com instrumentos e suporte escolar com reforço em várias disciplinas como matemática e física. Com sede no ginásio Nélio Dias, o programa existe há cinco anos.

“Os objetivos primordiais do Semente Cidadã é a promoção da paz social e a integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais”, concluiu o GM.

O programa Segurança em Debate finalizou ressaltando que os componentes de formação da segurança pública passam por vários fatores, que se iniciam na prevenção se estendendo até a repressão, e elogiou o trabalho da GMN, que dentro das possibilidades vem abraçando essas ações com responsabilidade.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Nenhum comentário: