sábado, 12 de julho de 2014

Operação apreende animais silvestres em Parque dos Coqueiros



Guardas municipais conseguiram deter um suspeito de tráfico de animais silvestres
Operação desencadeada no início da manhã dessa sexta-feira (11) na feira livre do bairro de Parque dos Coqueiros foi responsável pela apreensão de 150 pássaros e um cágado que estavam sendo comercializados ilegalmente. A ação foi realizada pelo Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) e pela equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo da capital (Semurb).

Aves apreendidas foram libertadas em reserva ambiental
Durante a abordagem, os guardas municipais conseguiram deter José Nilson de Souza Monteiro, suspeito de tráfico de animais. Na residência dele foram encontradas várias aves silvestres, algumas ameaçadas de extinção, a exemplo de nove filhotes de periquito Jandaia. Também foram localizadas gaiolas, viajantes e ração para alimentar os pássaros.

Entre as espécies apreendidas foram detectadas uma diversidade de pássaros como o Sabiá, Pintassilgo, Curió, Azulão, Sibito, Galo-de-Campina e Canário da Terra. Outras três aves vieram a óbito vítima de maus tratos. “Os animais apreendidos foram devolvidos a natureza em uma reserva do Estado próxima à Natal, enquanto que os filhotes de Jandaia foram entregues aos cuidados do Ibama”, relatou o fiscal ambiental Gustavo Szilagyi.

Filhotes de periquito Jandaia estão na lista de aves ameaçadas de extinção
De acordo com o comandante do GAAM/GMN, Ivanaldo Rodrigues, as ações conjuntas de combate ao tráfico e comércio ilegal de animais silvestres nas feiras livres da capital vão continuar. As operações estão mobilizando agentes da GMN, Semurb, Semsur e da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (Deprema). “É preciso que as pessoas se conscientizem que o tráfico de animais silvestres é crime federal punido com detenção e multa pecuniária”, alertou.

Pássaros presos em viajantes foram encontrados sendo comercializados

O comandante também solicitou apoio da população para que denuncie os casos de tráfico, comércio ilegal e maus tratos realizados contra animais. “A sociedade pode colaborar muito com o nosso trabalho denunciando através do 190 qualquer crime de natureza ambiental”, concluiu.


Texto: Assecom GMN. 
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: