sexta-feira, 11 de julho de 2014

Homem é preso e aves apreendidas em feira livre do Carrasco


No total, 48 pássaros foram apreendidos

A feira livre do Carrasco, no bairro das Quintas, foi alvo de uma operação conjunta realizada na manhã dessa quarta-feira (09) pelo Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN), policiais civis da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema) e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb). A ação visou combater o comércio ilegal de animais silvestres e resultou na prisão de um homem e na apreensão de diversas aves comercializadas de forma ilegal.

Homem detido
 tinha mandado de  prisão
De acordo com a subcomandante do GAAM/GMN, Luciana Aguiar, a operação abrangeu toda a feira e contabilizou 48 pássaros apreendidos das espécies Galo de Campina, Azulão, Sanhaçu, Sibite e Papa Capim. Também foram retidas 13 gaiolas e 27 caixas viajantes utilizadas para acondicionar as aves. “As aves foram encontradas em estado de abandono e maus tratos, presas em pequenas gaiolas sem água e sem ração. Em algumas delas foi detectadas lesões”, contou.

Durante a ação um homem com mandando de prisão em aberto e que comercializava aves na feira livre foi detido pelos agentes da GMN e policiais civis. “Quando verificamos os dados do suspeito constatamos uma ordem judicial de prisão por prática de roubo e ele foi preso imediatamente”, narrou a subcomandante do GAAM/GMN.

Galos de Campina estavam sendo comercializados na feira livre
Todas as gaiolas e viajantes utilizados para o confinamento dos pássaros foram destruídos pelos guardas municipais e as aves levadas para Zona de Proteção Ambiental 01 e após avaliação clínica, as consideradas em bom estado de saúde serão libertadas na área de proteção ambiental do Parque da Cidade.

A Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) prevê detenção de seis meses a um ano e multa para quem vende ou expõe a venda, sem a devida permissão legal, aves silvestres.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: