quarta-feira, 12 de julho de 2017

Prefeitura garante continuidade da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal

Rope é uma unidade da GMN voltada a promover segurança na comunidade escolar
A Prefeitura assegurou a continuidade do trabalho de segurança preventiva realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN) junto as escolas municipais da capital. Para isso foi firmado um novo convênio entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e de Educação (SMS). O convênio define as responsabilidades legais de atuação de cada órgão e garante recursos para o funcionamento da Ronda de Proteção Escolar (Rope), operacionalizada por guardas municipais.

De acordo com informações repassadas pelo secretário da Semdes, João Paulo Mendes, continuarão sendo empregados diariamente guardas municipais, armamento e viaturas exclusivas para patrulhar as escolas municipais e os centros de educação infantil da cidade. No total, 146 unidades pedagógicas, sob a responsabilidade da Prefeitura do Natal, seguem sendo policiadas pela GMN. “A prefeitura entende que a segurança na escola e no seu entorno é importante para o funcionamento das atividades educacionais e o Rope vem mostrando um trabalho sério, integrado e elogiado por toda a comunidade escolar”, comentou.

Guardas municipais patrulham diariamente 146 unidades de ensino municipais
O Rope cumpre sua missão atuando em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.

Um ponto importante lembrado pelo comandante da GMN, Michel Dantas, é que o patrulhamento do Rope beneficia não somente a comunidade escolar, mas também as pessoas que residem próximo às escolas, além das áreas públicas circunvizinhas a essas unidades. “Toda a área das imediações das escolas municipais são patrulhadas, a exemplo de praças, paradas de ônibus e quadras de esportes. O objetivo é prevenir a comunidade contra atos criminosos e de violência, fazendo com que a escola funcione de maneira segura”, informou.

O Rope foi criado em novembro de 2014 e sempre contou com o apoio da comunidade escolar. Somente nos meses de junho e julho do ano passado, o Rope garantiu a segurança de mais de 90 arraiás promovidos pelas escolas e centros de educação infantil do município. “É um convênio importante para Natal e, principalmente, para as famílias que têm filhos matriculados na rede municipal de ensino”, concluiu o secretário João Paulo Mendes.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: