quarta-feira, 5 de julho de 2017

Três homens são detidos e 41 aves resgatadas em operação da Guarda Municipal, Semurb e Polícia Civil

Aves foram entregues ao Ibama para avaliação 
O combate ao tráfico de animais silvestres vem sendo intensificado na capital potiguar com as ações integradas realizadas pela Guarda Municipal do Natal (GMN), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema). A mais nova operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (05), na feira livre do Carrasco, situada no bairro do Alecrim. Na ocasião, 41 aves silvestres foram resgatadas das mãos de pessoas que estavam comercializando os pássaros de forma ilegal.

Fiscais da Semurb catalogaram oito espécies de pássaros
Na operação, três homens foram detidos e conduzidos a delegacia para prestar esclarecimentos. Os fiscais ambientais catalogaram oito tipos de espécies resgatadas, sendo elas o Galo-de-campina (22), Sibite (05), Garibalde (05), Golinha (03), Azulão (02), Sábia Laranjeira (02), Tico-tico (01), e Graúja (01). Os pássaros estavam presos em pequenas gaiolas e viajantes, alguns com uma quantidade de aves superior ao que deveria comportar no espaço, o que resulta em situação de maus tratos.

A coordenadora do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Francineide Maria, acrescentou que entre as espécies resgatadas há inclusive aves ameaçadas de extinção. Foram ainda apreendidas diversas gaiolas, viajantes e armadilhas que serão destruídas. “Os animais silvestres foram encaminhados para o Ibama onde passaram por avaliação de saúde e posterior reintrodução na natureza” contou.

Material utilizado para prender as aves vai ser destruído
Antes da operação ser deflagrada foi realizada uma investigação conjunta por parte do Núcleo de Inteligência (NIT) da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e policiais civis no intuito de identificar as pessoas que estavam cometendo o delito. Nesse sentido, guardas municipais e policiais civis se misturam com os frequentadores da feira livre e conseguiram com a ação evitar a fuga dos suspeitos com a chegada da fiscalização.

O tráfico e o comércio ilegal de espécies da fauna silvestre é crime podendo o transgressor ser punido com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa administrativa por crime ambiental de tráfico, que corresponde a R$ 500 por cada ave e se o animal for ameaçado de extinção, o valor sobe para R$ 5 mil. “Essa prática é danosa ao meio ambiente e é crime, por isso pedimos que as pessoas não comprem nem vendam animais silvestres, e se tiverem conhecimento desse tipo de crime denunciem no número 190”, concluiu a CGA Francineide.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: