quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

GMN apresenta plano de ação para o carnaval em reunião com órgãos de segurança pública

Secretária da Semdes, Sheila Freitas, e o comandante da GMN, Albefran Grilo, participaram da reunião na Sesed

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vai atuar, por meio da Guarda Municipal do Natal (GMN), na segurança dos foliões que festejarão o carnaval da capital nos seis polos de folia organizados pela Prefeitura nas áreas de Petrópolis, Ponta Negra, Redinha, Centro Histórico, Cruzeiro e Polo Zona Oeste. O Plano de Ações da GMN foi apresentado pelo subcomandante de Segurança da corporação, Isaac Nicácio, durante uma reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (28), no auditório da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

Na ocasião, se fizeram presentes a titular da Secretaria Municipal de Segurança de Natal (Semdes), Sheila Freitas, o vice-governador do RN, Antenor Roberto, o gestor da Sesed, Francisco Canindé de Araújo, o comandante da GMN, Albefran Grilo, além de representantes do Ministério Público, Comando da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e demais instituições que vão garantir a segurança do evento.

O subcomandante de Segurança da GMN, Isaac Nicácio, apresentou o Plano de Ação para o carnaval

Durante a apresentação do Plano de Operações, foi mostrado que a corporação vai atuar com guardas municipais patrulhando todos os polos festivos de Natal. Diariamente serão utilizados 16 viaturas operacionais e oito motocicletas de apoio tático. Outro equipamento empregado no monitoramento preventivo do evento será o ônibus de videomonitoramento, que ficará fixo no Polo Petrópolis. Os guardas municipais vão utilizar o sistema de captação de imagens em tempo real no meio da folia e dessa forma monitorar a segurança do evento.

O plano é manter um efetivo de pronto atendimento em patrulhamento móvel com cerca de 80 guardas municipais. Esse número, comporta guardas municipais lotados na Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ação Ambiental (Gaam), Ação Patrimonial (Gapa) e da Ronda Saúde (RondaS). Esse último vai patrulhar as maiores e mais movimentadas unidades de saúde do município, a exemplo do Hospital Municipal de Natal e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, ressaltou que o efetivo da Guarda Municipal vai atuar integrado com as demais forças de segurança pública envolvidas na manutenção da ordem do evento. “Estamos cumprindo com uma das prioridades da Prefeitura do Natal, que é contribuir com a segurança do cidadão para que ele participe de um carnaval num ambiente tranquilo e seguro. Para isso, trabalharemos no patrulhamento integrado com as polícias Militar e Civil”, comentou.

Para o comandante da GMN, Alberfran Grilo, a presença da Guarda Municipal durante o Carnaval traz mais segurança para o folião, que poderá brincar com tranquilidade. “Temos uma Guarda Municipal qualificada que atua integrada aos demais órgãos de segurança pública e isso proporciona uma maior sensação de segurança para o cidadão que participa do carnaval de Natal”, afirmou.

O sistema de estação de controle de segurança operado do ônibus de videomonitoramento da Guarda Municipal do Natal já será acionado na noite de hoje (28) no polo carnavalesco de Petrópolis, onde está programado para acontecer o show do baiano Carlinhos Brown e outras atrações.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: