sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Ronda Saúde da GMN amplia patrulhamento em mais de 29%

Patrulhamento é realizado 24h nos 365 dias do ano

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) divulgou por meio da coordenação da Ronda Saúde da Guarda Municipal do Natal (RondaS/GMN) o relatório com dados estatísticos apontando as ações de segurança preventiva realizadas durante o ano de 2018 nas 98 unidades de saúde municipais distribuídas nos cinco distritos sanitários da capital. O documento mostra a ampliação do patrulhamento em 29,65% em comparação ao ano de 2017, chegando a alcançar a marca de 18.758 visitas de patrulha contra as 14.468 efetivadas no ano anterior.

A presença ostensiva dos guardas municipais nas unidades de saúde vem contribuindo na segurança de pacientes, servidores e população residente nas adjacências dos prédios de atendimento médico do município. O relatório anual de 2018 comprova essa ação com o número de atendimento de ocorrências registradas pelas viaturas que patrulham 24h esses setores. No decorrer do ano, foram 1.145 chamados diretos de intervenção dos guardas municipais para solucionar questões relacionadas a algum tipo de distúrbio, sendo que 62% desse total ocorreu diretamente no âmbito dos postos médicos de atendimento ao público.
Rondas garante segurança de toda a comunidade que utiliza os serviços de saúde do município
O relatório afirma que as medidas preventivas inseridas pela Prefeitura por meio do RondaS da GMN contribuem efetivamente para a redução de arrombamentos, roubos, furtos e outros crimes de maior gravidade. A comprovação está nos registros de 27 pessoas conduzidas a delegacia, 18 presos em flagrante delito, oito foragidos do sistema prisional recapturados e quatro armas de fogo apreendidas. A ação ostensiva do RondaS ainda atuou no combate ao roubo de carros recuperando 30 veículos com registro desse tipo de delito.


Patrulhamento é feito por guardas municipais que estão de folga do serviço ordinário
No ranking de ocorrências atendidas diretamente nas unidades de saúde municipais, o Distrito Norte II foi o de maior registro de solicitações, respondendo por 27,32% dos chamados, seguido pelo Distrito Oeste, 23,66%, Distrito Norte I, 19,43%, Distrito Leste, 15,63%, e o Distrito Sul, 13,95%. “A presença física do guarda municipal traz maior sensação de segurança para a população em geral, prevenindo e coibindo crimes. Outra relevância do RondaS é que ampliamos o número de viaturas circulando nas ruas utilizando guardas municipais que estariam de folga, o que também aumenta o efetivo de agentes no patrulhamento e isso contribui para a segurança como um todo”, comentou o comandante da GMN, Alberfran Grilo.

A operacionalização do serviço do RondaS/GMN segue um roteiro de patrulhamento previamente registrado por meio de um cartão-programa, que orienta os guardas municipais a visitarem diariamente todas as unidades de saúde, efetivando patrulhamento e captando as assinaturas dos diretores ou responsáveis pela gestão dos postos de atendimento médico de Natal. Esses gestores também dispõem do número de celular das viaturas que patrulham a sua área de localização, podendo o mesmo acionar a qualquer hora os guardas municipais.

Segurança de eventos nas unidades de saúde também é garantida pelo RondaS/GMN

A medida é responsável por manter em plantão 24h nos 365 dias do ano, cinco viaturas operacionais e 25 guardas municipais em patrulhamento contínuo nos postos de saúde, unidades de pronto atendimento (UPAs), maternidades e hospital que estão sob a gestão do município. O RondaS da GMN começou a funcionar em novembro de 2016 e hoje é responsável por alcançar resultados positivos na área de prevenção e combate a violência.

Os guardas municipais patrulham utilizando um sistema integrado de comunicação via rádio de dois tipos: um fixo instalado nas viaturas e o móvel, conhecidos por Hts. O sistema está ligado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde faz parte a GMN, as polícias Militar e Civil, como também outras forças de segurança e de defesa social. “Hoje a rede pública de saúde municipal tem mais segurança, graças a essa iniciativa da Prefeitura, que uniu a Semdes e a SMS num convênio que prioriza e assegura a tranquilidade nas unidades de saúde”, concluiu o comandante Alberfran Grilo.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: