terça-feira, 2 de julho de 2019

Guarda Municipal integra atividade teatral ao projeto Agente Mirim Ambiental de Natal

Grupo de Teatro do Amana estreiou em projeto de extensão da UFRN

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio da Guarda Municipal do Natal (GMN) integrou uma nova atividade ao projeto de segurança preventiva Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana). Agora os pequenos agentes estão contando com aulas de teatro onde serão encenados temas sociais e de cidadania que contribuem para a formação dos alunos de idades entre nove e 12 anos que estão matriculados no Amana.

O Grupo de Teatro do Amana já começa trabalhando um tema de relevância e com espaço na sociedade que luta para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de diversas enfermidades. Nesse sentido, foi montada uma apresentação teatral que trabalha a temática das arboviroses, que são doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

A primeira apresentação dos agentes mirins foi registrada no Conselho Comunitário da Vila de Ponta Negra, que foi palco do projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a realização de ações de saúde pública, cidadania, cinema e arte. Na ocasião, os agentes ambientais encenaram situações cotidianas relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti, mostrando práticas corretas de combate, os perigos das arboviroses e a necessidade da sociedade trabalhar integrada para extinguir esses tipos de enfermidade. “É uma forma de trabalhar a cidadania dos alunos do Amana e de propagar na sociedade a conscientização sobre esse tema”, explicou o coordenador do Amana, guarda municipal Marconi Lucas.


A apresentação sobre arboviroses vai ser levada para outros locais e se soma a outras tantas atividades desenvolvidas pelo projeto Amana no sentido de auxiliar a formação das 60 crianças atendidas pelo projeto de segurança preventiva operado pela Guarda Municipal do Natal. Além do grupo de teatro, o Amana também conta com um coral de flautas que já se apresentou em vários eventos na capital.

Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013. É coordenado e operado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio da Guarda Municipal do Natal (GMN).

As crianças são trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.


Texto: Assecom GMN.


Nenhum comentário: