quinta-feira, 27 de junho de 2019

Natal discute Políticas Públicas sobre Drogas em Workshop organizado pela Semdes

Secretária da Semdes, Sheila Freitas, falou sobre a importância do evento para a cidade de Natal

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) abriu na tarde dessa quarta-feira (26), os trabalhos do II Workshop de Políticas Públicas sobre Drogas que segue com debates e apresentações durante todo o dia de hoje. O plano é discutir as políticas públicas sobre drogas de Natal apontando desafios e soluções para a temática social.

A solenidade de abertura ocorreu no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure) e reuniu gestores e técnicos das secretarias municipais de Segurança, Educação, Esporte e Lazer, Saúde, Habitação, Assistência Social, Planejamento, Ministério Público Estadual e representantes da sociedade civil organizada.

Representação da Guarda Municipal de Guamaré participou da abertura do evento
Na fala da secretária da Semdes, Sheila Freitas, ela destacou os números que apontam os estragos sociais causados pelo tráfico e consumo de drogas, mostrando que esse tipo de mal é o maior gerador de violência e tem como vítimas, principalmente, adolescentes e jovens das periferias, ou seja, os que estão em situação de maior vulnerabilidade social. “Estamos trabalhando um sistema integrado de acolhimento dessas pessoas que têm dependência química de drogas lícitas ou ilícitas, e esse plano somente alcançará êxito com a participação de todas as instituições e da sociedade”.

O representante do Ministério Público do RN, Manoel Onofre Neto, ressaltou a importância do Workshop e da apresentação do Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas. “Foi um plano construído por muitas mãos e me alegra perceber que algumas ações previstas no Plano já estão sendo colocadas em prática”, comentou.

O Coral da Secretaria Municipal de Educação se apresentou na abertura do Workshop
As atividades do II Workshop de Políticas Públicas sobre Drogas seguem durante toda esta quinta-feira (27), no Cemure. Estão programadas o desenvolvimento dos temas: Redução de danos: prevenção ou tratamento?; Prevenção com base em família; Prevenção com base em escola; Compreendendo e desmistificando os efeitos das drogas lícitas e ilícitas; Abordagem ou acolhimento? Formas de interação com o usuário de drogas lícitas ou ilícitas.

Será ainda apresentado ao público o Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas da capital potiguar e lançado o edital das eleições direcionadas as escolhas dos conselheiros que vão atuar no Conselho Municipal que atua nesse âmbito.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: