sábado, 23 de novembro de 2019

GMN garante segurança das comemorações religiosas de Nossa Senhora da Apresentação

GMN utilizou efetivo extra para garantir segurança das comemorações religiosas

A Guarda Municipal do Natal (GMN) realizou a segurança do cortejo da procissão e missa que marcaram o encerramento das festividades de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. O momento reuniu centenas de fiéis que saíram em procissão da Matriz (antiga Catedral), na Praça André de Albuquerque, seguindo por algumas das principais ruas e avenidas do centro, terminando na Catedral Metropolitana, onde aconteceu a missa de encerramento da festa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

A missão contou com agentes dos vários grupamentos operacionais da GMN que atuaram organizando a procissão e com guardas municipais em patrulhamento a pé distribuídos no meio da multidão. De acordo com o comandante GMN, Alberfran Grilo, todo o trajeto foi feito sem registro de qualquer ocorrência. “A Guarda fez sua parte de garantir a segurança e disciplinar o trajeto dos fiéis pelas ruas e se manteve a postos durante toda a celebração religiosa”, disse.

Centenas de fiéis participaram das comemorações de Nossa Senhora da Apresentação

As ações preventivas de segurança realizadas pela GMN iniciaram ainda na noite do dia anterior a celebração que ocorreu na área da Pedra do Rosário. Dezenas de guardas municipais foram utilizados na missão que se desenrolou durante todo o dia.

Nossa Senhora da Apresentação

Diz a tradição que, em 21 de novembro de 1753, um grupo de pescadores encontrou um caixote de madeira encalhado em umas rochas na margem direita do Rio Potengi, na frente à Igreja do Rosário, atual Pedra do Rosário, em Natal. Dentro do caixote, havia uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e uma mensagem: Aonde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá.

Os pescadores avisaram sobre a descoberta ao vigário da paróquia, padre Manoel Correia Gomes, que se dirigiu ao local e logo reconheceu que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Porém, como o dia 21 de novembro é o dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém, a santa foi batizada como Nossa Senhora da Apresentação e proclamada padroeira da cidade de Natal.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: