quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Diárias operacionais são pagas aos guardas da Ronda Ostensiva de Proteção Escolar

Projeto Ronda Escolar foi criado pelo prefeito Carlos Eduardo em novembro do ano passado
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) informou na manhã de hoje (29) a confirmação do pagamento das diárias operacionais dos guardas municipais que estão realizando serviço na Ronda Ostensiva de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN). O trabalho de segurança preventiva foi iniciado pela Prefeitura em novembro do ano passado e já é responsável por diminuir os casos de violência nas escolas municipais da capital.

De acordo com o secretário da Semdes, Paulo César Ferreira da Costa, o serviço realizado pelo Rope/GMN vem sendo elogiado pelos diretores, professores, servidores e alunos das escolas municipais. “Sabemos da importância desse projeto de segurança para a comunidade escolar de Natal e empreendemos junto à gestão municipal todo o esforço necessário para que essa iniciativa seja cada vez mais ampliada”, contou.

O Programa Ronda Escolar é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que é a responsável por efetuar o pagamento das diárias operacionais dos guarda municipais. Já a Semdes entra com o pessoal qualificado, viaturas, equipamentos de segurança dos agentes, além do armamento letal e menos que letal. O objetivo é diminuir a violência nas escolas levando segurança para servidores, estudantes e para as famílias que fazem uso da escola.

A Ronda Escolar contar diariamente com uma estrutura composta por quatro viaturas, duas motocicletas e 20 guardas municipais, que recebem as diárias operacionais para executarem o patrulhamento em seus dias de folga. Todas as escolas municipais são patrulhadas e os diretores das unidades pedagógicas têm contato direto com o pessoal de serviço, que podem ser acionados a qualquer momento para o pronto atendimento de ocorrências.

O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, lembrou que o patrulhamento do Rope beneficia também as pessoas que residem próximo às escolas. “Toda a área das imediações das escolas municipais são patrulhadas, a exemplo de praças, paradas de ônibus e quadras de esporte com o intuito de prevenir atos criminosos e violência”, assegurou.

Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: