terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Operação resulta na apreenssão de 38 aves silvestres em Igapó e Dix-Sept Rosado



O Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) participou nesta terça-feira (27) de uma operação conjunta com a Semurb, Semsur e a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema) que resultou na apreensão de 38 pássaros silvestres que se encontravam em cativeiro nos bairros de Igapó e Dix-Sept Rosado, situados nas zonas Norte e Oeste da capital.

As aves das espécies cardeal, golinha, bicudo, galo de campina, garibaldo, pêgo, sibite, primavera e periquito foram encontradas em duas residências, após uma denúncia feita por um popular. A ação faz parte da operação de combate ao tráfico de animais silvestres, que foi desencadeada no início deste mês e que já conta com a apreensão e devolução ao meio ambiente de mais de 200 pássaros.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), Paulo César Ferreira da Costa, a Guarda Municipal do Natal por meio do Grupamento de Ação Ambiental vem combatendo regularmente o tráfico de animais silvestres na cidade e a repressão deve ser expandida com a criação de um pelotão específico de apoio as atividades de fiscalização da Semurb. “Nossa intenção é ampliar cada vez mais a atuação da Guarda Municipal de maneira que a sociedade encontre resposta para as necessidades que são de competência da corporação”, disse.

Durante a operação também foi apreendido 38 gaiolas, 04 viveiros, 02 alçapões e 02 viajantes que estavam sendo utilizados para aprisionar e transportar os animais silvestres. Todo esse material vai ser destruído pelos agentes do GAAM/GMN. Já os pássaros serão avaliados e aqueles que estiverem em bom estado de saúde serão devolvidos ao seu habitar natural.

Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: