quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Operação combate tráfico de aves no Paço da Pátria


Mais de 30 pássaros foram resgatados na Operação

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) realizaram na manhã desta quarta-feira (14) uma operação de combate ao tráfico de animais silvestre que resultou no resgate de mais de 30 pássaros, na prisão de um homem e na apreensão de várias gaiolas e viajantes utilizados para manter as aves presas. A ação foi empreendida na comunidade do Paço da Pátria, zona Leste da capital.

Os guardas municipais responderam a denúncia de maus tratos e comércio ilegal de aves que estava acontecendo na localidade. A operação constatou que alguns dos pássaros, que estavam distribuídos em quatro casas, se tratavam de espécies ameaçados de extinção. “É preciso que as pessoas entendam que o tráfico de animais silvestre põe em perigo a biodiversidade e trata-se de crime ambiental punido na forma da lei”, alertou a GM Luciana Lima.

Os pássaros resgatados foram levados para a zona de proteção 01, no Parque da Cidade do Natal, entre eles, foram detectadas as espécies de azulão, cancão, papa-capim, rolinha, jandaia, para-arroz, golinha e periquito. “As aves vão passar por uma avaliação de saúde e os que se encontrarem em bom estado serão reconduzidos ao seu habitat natural. Já as gaiolas e viajantes serão destruídos”, concluiu a GM Luciana.

A operação contou ainda com os apoios da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo da capital (Semurb).


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: