terça-feira, 18 de junho de 2019

Gabinete de Gestão Integrada inicia ciclo de palestras sobre Prevenção de Acidentes nos Festejos Juninos


Primeira escola visitada foi a Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) vem durante todo este mês coordenando uma série de palestras e atividades culturais nas escolas da rede pública municipal abordando o tema “Prevenção de Acidentes nos Festejos Juninos”, que tem como objetivo principal levar informações sobre os cuidados com fogos de artifícios, eletricidade, chuvas e desastres naturais ao público infanto-juvenil das escolas e centros de educação infantil da Rede Municipal de Ensino.

A medida empregada pela Câmara Técnica de Prevenção e Defesa Civil, que envolve a Defesa Civil de Natal, e as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Educação (SME), Saúde (SMS), Serviços Urbanos (Semsur), e Urbana está sendo realizada pelo terceiro ano consecutivo.

As palestras iniciaram hoje (18), pela Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra, no bairro Guarapes. Amanhã a ação será empregada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vulpiano Cavalcante, na Vila Paraíso, zona norte da cidade.


As informações repassadas nas palestras para os adolescentes e jovens vão desde cuidados de manipulação com os fogos, a exemplo de não carregar bombinhas no bolso, nunca acender rojões próximos ao rosto, não reaproveitar bombinhas ou rojões que falharam, como os de afastar-se na hora de acender e não associar bebida alcoólica ao uso de fogos. Também são alertados sobre os perigos e os tipos de queimaduras mais frequentes causadas por acidentes com fogos juninos.

Além dos pontos relacionados ao uso seguro de fogos de artifícios, as palestras estão sendo focada em prevenção de acidentes com eletricidade e desastres naturais, o que fortalece ações preventivas em campos importantes aos quais a população está expostas.

A titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, ressaltou a importância da prevenção voltada para o público infanto-juvenil, já que neste período é comum o registro do aumento de pessoas vítimas de queimaduras. “É uma ação preventiva e educativa realizada pela Prefeitura que vê a defesa social de maneira ampla, com esse plano de conscientizar nas escolas crianças e jovens sobre um tema atual e importante para a segurança de todos”, comentou.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: