sexta-feira, 7 de junho de 2019

GMN recebe investimento em material de tecnologia não letal

Novos espargidores PSI Pró vão ser utilizados pelo patrulhamento preventivo da GMN

A Guarda Municipal do Natal (GMN) acaba de receber um novo investimento em material de tecnologia não letal de emprego em multiambientes que vai contribuir com o serviço de segurança ostensiva realizado pelos guardas municipais, principalmente em eventos de rua com aglomeração de grande número de pessoas ou mesmo em locais fechados. O material trata-se do spray PSI Pró que substituiu o conhecido spray de pimenta, sendo o PSI mais potente, mais operacional e, de acordo com o fabricante, 100% não letal.

O investimento da Prefeitura do Natal nos espargidores PSI Pró foi de R$ 53 mil, contemplando dois tipo do produto, sendo o de alcance direcionado, ou seja, aquele utilizado para atingir um agressor específico, e o de névoa, comumente acionado para dispersar uma quantidade maior de agressores sem identificação distinta. A aquisição recebida pela GMN foram de 290 itens distribuídos entre ação Direcionada e Névoa.

Os novos espargidores que passam a ser utilizados pelos guardas municipais de Natal são mais potentes dos que os fabricados a base de capsaicina (pimenta). O de ação direcionada possui ardência ocular mais forte, ardência cutânea equivalente a pimenta e não produz a sensação de asfixia. Outro ponto é que o jato direcionado tem alcance de até cinco metros, enquanto o de pimenta chega a 1,5 metro. Já o de névoa age com ardência ocular mais forte e mantém as mesmas sensações do spray de pimenta em relação a ardência cutânea e asfixia.

Espargidores PSI são mais potentes do que os de pimenta

A secretária de Segurança Pública e Defesa Social de Natal, Sheila Freitas, ressaltou que os novos espargidores já devem ser utilizados no patrulhamento preventivo da GMN e reforçou que a intenção da Prefeitura é de equipar cada vez mais a Guarda Municipal no sentido de gerar maiores condições de atuação na promoção da segurança pública da cidade. “É um material importante para o operador de segurança, pois possibilita conter o agressor sem gerar prejuízos físicos para ambos. A Prefeitura elegeu entre as suas prioridades a segurança da cidade e vem investindo nesse plano que contempla a sociedade como um todo”, comentou.

O subcomandante de Instrução da GMN, Isaque Nicácio, informou que no ato do recebimento do spray não letais a empresa fabricante deu um treinamento de uso dos espargidores e apresentou as especificidades do produto. “É um material inovador e de alta tecnologia à disposição do efetivo da GMN no combate às ocorrências”, disse.

Novos investimentos devem chegar para a Guarda Municipal no decorrer deste ano. O plano da Prefeitura do Natal é ampliar o sistema de videomonitoramento da cidade, como também adquirir mais viaturas e armamento para patrulhamento ostensivo, entre outros.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: