terça-feira, 6 de agosto de 2019

GGI de Natal capacita gestores do Ciosp em Protocolo de Risco de Suicídio Iminente

Treinamento também deve ser levado aos operadores do teleatendimento do Ciosp

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), por intermédio do Gabinete de Gestão Integrada de Natal (GGI-M), iniciou uma capacitação dos gestores e supervisores do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) focada no Protocolo de Manejo do Risco de Suicídio Iminente. O treinamento está sendo conduzido pela psiquiatra técnica da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Dulciana Costa.

A capacitação faz parte das ações de amparo e tratamento de pessoas propensas a prática do suicídio e vem sendo trabalhada pela Câmera Técnica de Ações de Enfrentamento ao Suicídio na Ponte Newton Navarro, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Natal (GGI-M) e composta por diversos órgãos estatais das esferas municipal, estadual e federal.

O plano é construir um fluxograma de atendimento e acolhimento à pessoa com comportamento suicida e um cronograma de capacitação para agentes públicos envolvidos com a temática. Nesse sentido, é elaborada uma sequência de procedimentos que devem ser seguidos pelos agentes públicos, desde o início da ocorrência até o tratamento devido a cada pessoa acometida de comportamento suicida. “A capacitação dos agentes públicos estão sendo elaborados pela equipe da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, com a colaboração de profissionais da assistência social, educação, segurança pública e UFRN”, comentou o secretário-executivo do GGI-M, Emmanuel Campos.

No mês anterior, o treinamento foi realizado junto aos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. A capacitação foi conduzida pela psicóloga do Departamento de Psicologia da UFRN, Ana Karina. A programação deve ser sequenciada com a qualificação dos operadores lotados no Ciosp.

Dados do Ministério da Saúde contidos no Boletim Epidemiológico sobre Suicídio no Brasil do ano de 2017, apontam que anualmente são consumados 11 mil suicídios no país, ou seja, um a cada 45 minutos. Configurando dessa forma, que o tema é um problema de saúde pública.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: